Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de novembro de 2023

O que fazer se alguém se engasgar?

Especialista ensina técnica e orienta que a manobra deve ser adotada de maneira diferente para adultos e crianças. Saiba como aplicar e salvar a vida - Foto Envato




Quem nunca se engasgou com algum alimento e ficou tenso, com dificuldade até de respirar? Seja na infância ou até mesmo na fase mais madura da vida, o alimento preso na garganta pode ser um incômodo, mas há momentos em que aquela sensação de bloqueio pode ser fatal por dificultar a passagem do ar. Nessa hora, muita gente recorre a diversas técnicas para liberar o aperreio e aliviar. Tem gente que dá tapas nas costas, manda levantar, respirar e outras práticas.

Segundo a especialista em Urgência e Emergência, Gabriella Souza, o ideal é aplicar a técnica de Heimlich, ou manobra do desengasgo, e tranquilizar a pessoa. Ela destaca que existe diferença na aplicação da técnica de acordo com a idade. Isso por conta da anatomia e estrutura corporal de cada indivíduo em suas respectivas fases. Disse também que, assim que a pessoa desengasgar, é importante tranquilizar a vítima e esperar que ela se restabeleça.

A manobra em adultos

Para a realização da manobra de Heimlich em adultos e crianças, a professora do curso de Enfermagem do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) informou que, primeiro, é preciso se posicionar atrás da vítima. Depois, enlaçar a vítima com os braços ao redor do abdômen. Se for uma criança, deve-se ajoelhar primeiro, até ficar da altura da criança ou, se for o caso, colocá-la no colo, caso esteja consciente. A partir daí, uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). Já a outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. “Faça movimentos de compressão para dentro e para cima, como uma letra “J”, até que a vítima elimine o corpo estranho”, orientou Gabriella, que é especialista em Unidade de Terapia Intensiva.

A técnica em crianças

Em casos de bebês, coloque-o de bruços em cima do seu braço e faça cinco tapotagens entre as escápulas, no meio das costas. Depois, vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno - osso que divide o peito ao meio - na altura dos mamilos. Repita as compressões até a chegada do serviço de Emergência especializada (SAMU 192) ou um serviço de emergência, seja pronto-socorro ou hospital.

Cuidados iniciais para evitar engasgar

Alguns cuidados iniciais já ajudam a evitar o engasgo. A enfermeira orienta cortar os alimentos em pedaços pequenos ao oferecer à criança. Outra dica é não dar alimentos redondos e duros como uvas, pipoca, cenoura crua e nozes. Mais: ensinar a criança a mastigar, a comer sentada e com a boca fechada. Isso para evitar que ela tente falar e comer ao mesmo tempo.