Foz do Iguaçu recebe pela primeira vez, desta quinta-feira (23) até domingo (26), o evento Foz Internacional Boat Show 2023, que acontecerá no Lago de Itaipu. Essa edição, além de ser a pioneira na região, também entrará na história por ser a primeira realizada em água doce. O evento tradicional do setor náutico brasileiro foi capitaneado pela área de Turismo de Itaipu, pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e parceiros.
Ele acontecerá no Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI) e deve receber cerca de 30 marcas do mercado náutico nacional e internacional, com barcos de até 58 pés disponíveis para test drive, várias outras embarcações, esportes aquáticos e entretenimento, além de uma ampla diversidade de produtos e serviços ligados ao setor.
Segundo o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, a Binacional reconhece no lago um vasto potencial para impulsionar o setor do turismo. “Já desempenhamos um papel crucial no fortalecimento da pesca esportiva, gerando um ecossistema econômico dinâmico, abrangendo diversas profissões. Agora, nossa meta é maximizar a utilização do lago para atividades de lazer, entretenimento, esportes náuticos e turismo. Isso não apenas resultará na criação de empregos, mas também estimulará a economia, reforçará a segurança do lago e proporcionará uma ocupação positiva por meio do turismo”, afirma.
Santa Terezinha de Itaipu compreendeu essa visão e incentivou a instalação de estaleiros. Um deles é um estaleiro do Rio de Janeiro que atualmente gera 42 empregos diretos. “Em Foz do Iguaçu, o ICLI tem uma lista de espera com 30 barcos em busca de espaço para ancoragem. O setor náutico oferece empregos de qualidade, exercendo considerável impacto na economia, e apresenta um notável potencial de crescimento”, finaliza Enio.
Congresso Náutica
Paralelamente ao Foz Internacional Boat Show acontece o 8º Congresso Internacional Náutica, o principal encontro sobre turismo náutico brasileiro. Esse evento técnico se concentrará na promoção e reconhecimento das potencialidades turísticas do Lago de Itaipu, localizado na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.
O Congresso tem como objetivo a disseminação de boas práticas na gestão sustentável do turismo náutico e de pesca, a criação de redes de colaboração entre profissionais e empresas do setor, a discussão de desafios e soluções para a preservação e restauração ambiental da região, além de impulsionar o crescimento econômico local por meio do turismo.
Para a gerente de Divisão de Iniciativas de Turismo de Itaipu, Aline Teigão de Albuquerque, a ideia é consolidar a região lindeira ao Lago de Itaipu como um roteiro de turismo náutico de águas doces. Segundo Aline, a região tem muito potencial para isso e até conta com alguns destinos consolidados nesse segmento.
Com informações de Itaipu Binacional/Sala de Imprensa