Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Artigo - Cirurgia Bariátrica na luta contra a obesidade



 
Walter França


Em 11 de outubro, celebramos o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, um convite à reflexão sobre um desafio de saúde urgente em nossa sociedade contemporânea. Como membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, compartilho reflexões sobre o papel crucial da cirurgia bariátrica no enfrentamento da obesidade.

A obesidade é uma epidemia global que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Não se restringe à estética, mas é uma séria condição de saúde associada a complicações como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, apneia do sono e outros problemas. Além disso, prejudica a qualidade de vida, impactando mobilidade, autoestima e saúde mental.

Nesse cenário desafiador, a cirurgia bariátrica emerge como tratamento eficaz para pacientes com obesidade grave ou mórbida. Essa intervenção não se limita à estética, mas pode salvar vidas e melhorar a qualidade de vida.

A cirurgia bariátrica age de várias maneiras: reduz o tamanho do estômago, limitando a ingestão de alimentos e induzindo saciedade mais rápida. Além disso, alguns procedimentos afetam a absorção de nutrientes, controlando níveis de açúcar no sangue e reduzindo riscos relacionados à obesidade.

É vital destacar que não é solução milagrosa; exige comprometimento do paciente com mudanças no estilo de vida, incluindo dieta saudável e exercícios. A decisão de realizar a cirurgia deve ser tomada após avaliação cuidadosa por equipe médica qualificada, considerando histórico médico e necessidades individuais.

O Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, em 11 de outubro, enfatiza a importância da prevenção e tratamento. A cirurgia bariátrica é ferramenta valiosa, mas deve integrar abordagem multidisciplinar com educação, apoio psicológico e mudanças sustentáveis no estilo de vida.

Como cirurgião bariátrico, estou comprometido em ajudar pacientes a alcançarem vida mais saudável e plena. A verdadeira mudança inicia com conscientização e comprometimento individual. Este Dia Nacional de Prevenção da Obesidade nos lembra que essa batalha pode ser vencida, com a cirurgia bariátrica sendo uma das armas valiosas.

Walter França é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

Foto: Divulgação