Pesquisar este blog

domingo, 17 de setembro de 2023

Geraldão é palco da abertura dos Jogos da Pessoa Idosa 2023 do Recife

Evento realizado pela Prefeitura do Recife tem participação de 31 grupos de pessoas idosas com idades entre 60 e 95 anos; abertura aconteceu no Geraldão, às 15h; evento segue até o dia 30 de setembro. Prefeito João Campos prestigiou a solenidade

As portas do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira, estiveram abertas, neste sábado (16), para o início dos Jogos da Pessoa Idosa 2023. Com o tema "Jogos da Pessoa Idosa de Mãos Dadas com o Estatuto: 15 anos de Vivências e 20 anos de Conquistas", a cerimônia desta 15ª edição contou com a presença do prefeito do Recife, João Campos, que declarou a abertura oficial dos jogos ao lado do secretário de Esportes, Rodrigo Coutinho, e do secretário executivo de Esportes, Gabriel Perrusi. O campeonato segue até o dia 30 e contará com 990 participantes com idades entre 60 e 95 anos, distribuídos por 31 grupos. A realização é da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Esportes.



"Fico feliz em estar aqui hoje e ver tanta longevidade e alegria. Essa é mais uma edição dos Jogos da Pessoa Idosa, porém, com uma diferença: batendo o recorde de inscrições. São quase mil idosos inscritos e mais de 30 grupos que estão mobilizados nos quatro cantos da cidade. Essa é uma competição boa, importante e que valoriza os idosos da cidade", destacou João Campos. "Desejo muito sucesso a todos, que façam uma boa competição, que pratiquem a atividade física e que isso sirva para inspirar e estimular", acrescentou ele.



A solenidade de abertura contou com a presença de representantes dos 31 grupos competidores, que desfilaram com muita alegria e desenvoltura ao som de uma orquestra musical. Após a execução do hino nacional, uma tocha foi acendida, em alusão ao espírito olímpico, e circulou ao redor da arquibancada superior do Geraldão, passando de mão em mão pelos competidores até chegar à pira olímpica, apoteose da abertura dos jogos da pessoa idosa.



Nos Jogos da Pessoa Idosa há uma série de atividades durante os dias de competição. A Mostra Artística Cultural acontece no dia 20, no Teatro do Parque. Haverá uma caminhada pelo Recife Antigo, no dia 24. Nos dias 26, 27 e 28 acontecem as disputas nas modalidades, no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro. O encerramento é no dia 30, no Clube AABB, nas Graças.

Os inscritos serão atendidos pela equipe de professores dos Programas de Esporte (Recife Ativo, Esporte no Compaz, Esporte é Fundamental e Esporte de Rendimento). A competição será realizada com 10 modalidades adaptadas: arco-flecha, basquete, damas, dominó, estafeta, futsal, golfe, handebol, hóquei e voleibol.



"É bom demais fazer essas atividades esportivas. Faz a gente desopilar a mente. Idoso, quando chega certa idade tem que estar ativo. Viver isso aqui me ajuda muito, principalmente porque interagimos com outras pessoas", explicou a animada Ivone Pacífico, de 72 anos. "Comecei a procurar isso aqui apenas para me distrair, mas acabei construindo uma família de amigos. A gente faz tudo juntos. Para mim é muito bom já que eu fico muito sozinha, moro sozinha, não tenho filhos. Estou muito feliz de estar aqui hoje", completou.

Em 2022, um total de 27 grupos de pessoas idosas participaram do evento e cada um recebeu um troféu. Mais precisamente, foram inscritas 740 pessoas, com idades entre 60 e 95 anos. Foram 10 modalidades adaptadas: voleibol, basquete, handebol, futsal, hóquei, golfe, arco, estafeta, dominó e dama.


SERVIÇO
– 16/09, 15h - Abertura, no Geraldão
– 20/09, 14h - Mostra Artística e Cultural, no Teatro do Parque
– 24/09, 14h30 - Caminhada, no Recife Antigo (saída da Avenida Marquês de Olinda)
– 26, 27 e 28/09, 9h - Modalidades, no Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro)
– 30/09, 15h - Encerramento, no Clube AABB (Graças)

Fotos: Marlon Diego/Prefeitura do Recife