Pesquisar este blog

sábado, 23 de julho de 2016

Walter França comanda evento gratuito sobre obesidade nesta segunda(25)


Dr. Walter França Fotos Adriana Ximenes


Estar acima do peso além de ocasionar vários problemas de saúde afeta muito a autoestima e, em alguns casos pode até levar a doenças graves como a depressão. O estresse do dia a dia atrelado a má alimentação e ao sedentarismo são apontados como os grandes vilões para a obesidade. Em alguns casos, quando não se trata de muitos quilos, a reeducação alimentar aliada à prática de atividade física resolvem o problema. Em outros, só a cirurgia bariátrica. Com mais de 3 mil cirurgias no currículo o cirurgião Walter França comanda nesta segunda-feira (25), às 19h, no 7º andar do anexo 3, do Hospital Esperança, a Reunião Multidisciplinar da Obesidade.No evento gratuito haverá palestra de nutricionista e psicóloga, bem como, depoimentos de pacientes já operados.


Entre os procedimentos mais usados na cirurgia bariátrica estão o Bypass intestinal e o Sleeve. No Sleeve ou Gastrectomia Vertical, o estômago do paciente é grampeado em forma de tubo que vai do esôfago ao duodeno. Assim se reduz o estômago em até 80% do seu tamanho. O novo órgão fica com 150 ml a 250 ml e com forma parecida com um tubo gástrico. "Nessa redução se retira parte do fundo gástrico, região que produz o hormônio grelina, responsável pela sensação de fome. Após a cirurgia, o apetite diminui. Esse procedimento é indicado para paciente com obesidade 3 e mórbida principalmente o que possuem problemas intestinais ou quadro de anemia importante", enfatiza.


NoBypass intestinal de ForbiCapella há um desvio do intestino delgado fazendo com que o paciente absorva menos gordura do que antes. Todo o intestino continua funcionando normalmente e a absorção de vitaminas e minerais permanece a mesma. "A média de perda de peso do paciente que se submete ao Bypass, oscila entre 40%, mas pode variar entre 25% e 55%", relata a profissional.




De acordo com o cirurgião bariátrico Walter França os quilos a mais não interferem apenas na autoestima dos pacientes mas, colaboram para desencadear várias doenças como problemas cardiovasculares, câncer, depressão, hérnias, diabetes II, dermatites e dislipidemia(alteração do colesterol). Apnéia do sono, incontinência urinária ,disfunções hormonais e erétil nos homens, doenças articulares e do refluxo, entre outros problemas, acometem que está bem acima do peso. Hoje já é possível operar um paciente com índice de massa corpórea (IMC) partir de 30, com doenças correlatas e, como qualquer outra cirurgia, a bariátrica tem riscos, mas as doenças relacionadas ao excesso de peso, matam muito mais. " O risco de óbito numa cirurgia bariátrica é de 0,3, já a obesidade mata 10 vezes mais", relata o profissional.



SERVIÇO

Clinica Dr. Walter França

Telefones : (81) 3131 7887 / 3423 9272 / 3424.9796