Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Obesidade é tema de evento gratuito


Dr. Walter França- Foto Adriana Ximenes

O cirurgião bariátrico Walter França recém chegado da Austria, onde participou do Congresso Internacional de Cirurgia Bariátrica e Metabólica em Vienna, comanda na próxima segunda-feira (31), as 19h, no 7º andar, do anexo 3, do Hospital Esperança, na Ilha do Leite, a Reunião Multidisciplinar da Obesidade. No evento gratuito, o profissional e sua equipe multidisciplinar composta por psicóloga e nutricionista, ministram palestras sobre as várias etapas e procedimentos, antes e depois da cirurgia da obesidade.

De acordo com a recente Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada pelo IBGE, dos 32 aos 44 anos, as mulheres passam a ter maior população com sobrepeso. Nessa faixa etária 63,6% apresentam sobrepeso enquanto os homens, 62,3%. Os homens lideram no sobrepeso na faixa que vai dos 30 aos 34 anos. Mulheres estão a frente contudo, nas faixas subseqüentes. Dos 55 aos 64 anos, lideram com 32,2% enquanto o percentual dos homens é de 23%. O número aumenta gradativamente dos 65 aos 74 anos, quando 70,7% das mulheres se encontram nesta situação. Homens com sobrepeso nesta faixa etária correspondem a 38,4%

E o sobrepeso e a obesidade afetam a saúde do paciente com inúmeras doenças correlatas como problemas cardiovasculares, hérnias, diabetes II, dermatites e dislipidemia (alteração do colesterol). Apnéia do sono, incontinência urinária,disfunções hormonais e erétil nos homens, doenças articulares, apnéia do sono, doença do refluxo e depressao, devido a baixa autoestima entre outros problemas, tornam o dia a dia de quem está acima do peso bem difícil, até para realizar atividades corriqueiras.

Para um paciente se submeter a uma cirurgia de redução do estômago é necessário ter Índice de Massa Corpórea (IMC) a partir de 30 e carregar consigo, além de muitos quilos a mais, vários problemas acarretados pelo excesso de peso. Antes do paciente entrar no bloco cirúrgico ele deve passar por uma bateria de exames e ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga e nutricionista. " É preciso haver uma consciência do paciente que ele vai precisar mudar hábitos. Aprender a se alimentar corretamente, sem excessos e colocar a atividade física na sua rotina", salienta o profissional.

Segundo o cirurgião Walter França, como qualquer outra cirurgia, a bariátrica tem riscos, mas as doenças relacionadas ao excesso de peso matam muito mais. " O risco de óbito numa cirurgia bariátrica é de 0,3, já a obesidade mata 10 vezes mais", relata o profissional com mais de 3 mil cirurgias no curriculo. O método mais utilizado ultimamente é o Sleeve ou Gastrectomia Vertical, onde o estômago do paciente é grampeado em forma de tubo que vai do esôfago ao duodeno. Assim se reduz o estômago em até 80% do seu tamanho. O Bypass intestinal de Forbi Capella é outro método bastante utilizado e consiste num desvio do intestino delgado fazendo com que o paciente absorva menos gordura do que antes. Todo o intestino continua funcionando normalmente e a absorção de vitaminas e minerais permanece a mesma.. " Nessa intervenção cirúrgica a média de perda de peso do paciente, oscila entre 40%, mas pode variar entre 25% e 55%", relata.


SERVIÇO:

Cirurgião Bariátrico Walter França

Fone: (81) 3121 7887 / 3421 9272 / 3421.9796