Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Sibratec discute Indicação Geográfica de Procedência dos Vinhos do Vale

O empresário José Gualberto Almeida/Foto Divulgaçõa


O Sibratec – Sistema Brasileiro de Tecnologia, órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, se reuniu na Embrapa Semiárido, em Petrolina para avaliar as necessidades e traçar ações estratégicas do setor vitivinícola na região, com ênfase para formulação da Indicação Geográfica de Procedência dos Vinhos do Vale do São Francisco.

Foto Divulgação


Falando para um público formado basicamente de empresários, produtores de vinhos, sucos, uva de mesa e representantes de entidades, a exemplo da Embrapa, ITEP e Valexport, o coordenador da Rede de Centros de Inovação em Vitivinicultura para o Sibratec, José Fernando Protas enumerou os recursos destinados ao Vale, bem como destacou três demandas mais urgentes.

"No momento, além da Indicação Geográfica de Procedência dos Vinhos do Vale do São Francisco, estamos agilizando um projeto para uva de mesa e um outro visando o desenvolvimento tecnológico da produção de uvas para sucos e elaboração de sucos. Tudo implementado pelo FINEP - Financiadora Nacional de Estudos e Projetos", completou José Fernando Protas.

O presidente da Valexport, José Gualberto de Almeida, destacou a importância da reunião para o setor produtivo, enfatizando que após a aprovação dos projetos pelo FINEP, os convênios serão celebrados contando com o acompanhamento técnico do Sibratec. "Em agosto de 2009, conquistamos um avanço substancial com a Indicação Geográfica para Manga e a Uva do Vale do São Francisco. Agora que iniciamos o processo para a conquista da Indicação Geográfica dos Vinhos do Vale do São Francisco, teremos um reconhecimento nacional, internacional e a proteção da notoriedade dos nossos vinhos", finalizou José Gualberto.