Os estudantes do terceiro ano do ensino médio realizam a primeira prova neste domingo (17) |
Passado o período do ENEM, os estudantes pernambucanos já começam a finalizar os preparativos para o Sistema Seriado de Avaliação (SSA), realizado pela Universidade de Pernambuco. Neste ano, o SSA 3, voltado para os estudantes do terceiro ano do ensino médio, acontece nos dias 17 e 24 de novembro. Já os estudantes do primeiro e segundo anos realizarão as provas nos dias 8 e 15 de dezembro.
Esse método de avaliação, uma importante forma de ingresso em universidades públicas, visa avaliar o desempenho do estudante ao longo dos três anos. Por isso, o professor André Ribeiro (foto), do Colégio Salesiano Recife, separou dicas de preparação para esses últimos dias.
Revisão
Nessa fase, o ideal é focar nos temas que têm mais peso em cada módulo do SSA, conforme o edital. “Indico priorizar as matérias e tópicos que costumam ser recorrentes e que você ainda tem dificuldade. Para cada série (SSA 1, 2 e 3), revise os conteúdos exigidos naquele ano específico, respeitando o cronograma e divisão dos assuntos propostos pelo SSA”, afirma André.
Uma boa opção para essas últimas semanas é a resolução de provas de anos anteriores para entender o estilo das questões, que costumam exigir tanto conhecimentos teóricos quanto habilidades de interpretação e análise. “Nesse meio tempo, é preciso se acostumar ao tempo de resposta. Tente cronometrar-se para simular o ambiente de prova e ganhar ritmo”, diz o professor. No entanto, também é aconselhável não misturar muitos conteúdos de anos anteriores para evitar a sobrecarga do foco.
Redação
A redação tem um peso importante. Por isso, André orienta a revisão de propostas de temas mais atuais e treinar uma redação por semana. Para os que vão realizar o SSA3, o ideal é pelo menos uma nesta semana. “O estudante pode pedir para alguém corrigir ou utilizar plataformas de correção para ajustar pontos-chave como coesão, clareza e argumentação”, complementa.
Equilíbrio
É importante lembrar que o momento é de revisão de conteúdos. Sem exageros na intensidade nessa reta final. “Intercale sessões de estudo com momentos de descanso para evitar o desgaste mental. Pequenos intervalos de 10 a 15 minutos a cada hora de estudo ajudam a manter a mente descansada”, recomenda o professor do Colégio Salesiano Recife. O nervosismo é comum nessa fase e a prática de técnicas como respiração profunda, meditação e exercícios físicos costumam ajudar no alívio da tensão.
Prova
No momento das provas, uma boa estratégia é começar pelas questões mais fáceis ou pelas que o aluno domine melhor. De acordo com André, isso ajuda a ganhar confiança, garantir pontos nas questões em que o estudante tem mais certeza e a economizar tempo. “Depois de resolver as questões mais fáceis, será possível dedicar o tempo restante às mais difíceis, já com a mente aquecida e com menos pressão do tempo”, finaliza.
No dia, além de evitar alimentos pesados ou que possam causar desconforto estomacal, é importante chegar com antecedência para evitar qualquer estresse desnecessário, apenas com um lanche leve e água para manter-se hidratado e com energia.
O que levar? - O candidato deverá comparecer ao local de provas, munido do Cartão Informativo, de documento de identificação com foto e de caneta esferográfica na cor azul ou preta.
Foto: Divulgação