Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de novembro de 2022

Sem medo de falar em público

Rafaella Perrone - Foto Divulgação

*Rafaella Perrone


As softs skills têm sido cada vez mais valorizadas e necessárias para os sujeitos do Século XI. Trabalhar em equipe, dominar as diferentes tecnologias, gerenciar suas emoções e comunicar-se de forma efetiva e assertiva são algumas das habilidades essenciais para as pessoas na contemporaneidade. Habilidades essas que podem ser incentivadas e desenvolvidas durante o período escolar.

O ato de falar em público está entre os assuntos que lideram o ranking do medo das pessoas do mundo todo. Chega a superar até o temor aos problemas financeiros e doenças, de acordo com amplo estudo sobre a questão, realizado pelo jornal britânico Sunday Times, em 2019. Semelhante pesquisa da National Comorbity Survey Republication, mostra que a prevalência desta fobia específica está entre 9,1% dos adultos norte-americanos, de 18 anos ou mais. Isso seria equivalente a mais de 15 milhões de pessoas.

De acordo com levantamento realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológica da Universidade de Minas Gerais (UFMG), este ano, mais da metade dos estudantes universitários brasileiros (59,7%) manifestam medo em falar em público.

Lá e cá, a problemática é uma só: como superar essa dificuldade e contribuir para que os sujeitos comuniquem-se melhor?

Nós, que vivemos o ambiente educacional, sabemos que este receio e inibição acometem muitos estudantes, sejam aqueles ainda na idade infantil ou jovens universitários que precisam enfrentar desafios do estudo cotidiano, como expor projetos, defender teses em sala de aula ou apresentar trabalhos de conclusão de curso. Não tem como fugir. É preciso aprender!

A Escola como lugar de socialização e aprendizagens têm papel importante nesse processo. Pode-se, desde cedo, contribuir para que os alunos combatam a ansiedade e o medo de falar e expor suas opiniões em público. Muitos se tornarão empresários e líderes em suas profissões, e, conscientes dessa responsabilidade, de que precisamos levar conhecimento, mas também formar cidadãos para o mundo é que o Inspired, maior grupo de escolas premium bilíngues do mundo, com escolas na Inglaterra, Suíça, Portugal e diversos outros países, incentiva e propõe a oratória como prática curricular.

Para o maior aprendizado dos nossos alunos, nas escolas Eleva, aqui no Recife, em Brasília e no Rio de Janeiro, a disciplina Public Speaking tem papel fundamental e essencial. No passado, essa disciplina era eletiva e, agora, passará a ser obrigatória, compondo a matriz curricular para todos os alunos do 6º ao 9º ano. As aulas serão semanais e ministradas nos dois idiomas inglês e português conforme o ano dos alunos. Com um currículo estruturado e diversas oportunidades de apresentação, as crianças aprenderão a organizar e estruturar sua fala, a partir do seu pensamento e do estudo de diferentes conteúdos, terão debates e serão estimulados a superarem a ansiedade natural e inicial de fazer uma apresentação.

Além disso, dentre as novidades propostas que visam a busca do protagonismo dos alunos e o desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais, também ampliamos nas Escolas Eleva, os Student-Led Assemblies: uma vez por semana, num dia que costuma ser o mais esperado pelas crianças, juntamos diferentes turmas para debates e apresentações diversas: pode ser ted talk, debates e conversas sobre diferentes temas e assuntos, show de dança, produção de teatro ou performance musical. Esses momentos são sempre organizados e liderados pelos próprios alunos e seus professores. Assim, as crianças desenvolvem criatividade e capacidade de se planejar e de se apresentar em público, além de se divertirem vendo e aplaudindo as performances dos colegas. Uma excelente estratégia pedagógica para que a comunidade escolar vivencia os valores da Eleva: Respeito, Entusiasmo, Bondade, Excelência e Responsabilidade.

Com essas e outras práticas ajudamos a inserir os pequenos no universo participativo, o qual a cada dia mais exige de nós, cidadãs e cidadãos e contribuímos para a educação de crianças e jovens que se desenvolvem em todas as suas potencialidades e habilidades para que eles possam, no futuro, fazer escolhas saudáveis e conscientes para sua vida. Esse é o nosso compromisso como Escola.

*Rafaella Perrone, professora, pedagoga. Headmaster da Escola Eleva Recife. www.escolaeleva.com.br

Matrículas para o período letivo/ 2023 já em andamento.