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No mês de julho deste ano, completou um ano do início da operação de três pátios de triagem de caminhões que foram implantados no Complexo Industrial e Portuário de Suape, localizado na Região Metropolitana do Recife, com o objetivo de ordenar o tráfego de veículos e proporcionar mais segurança, conforto e agilidade para os caminhoneiros.
Com esses equipamentos em funcionamento, o porto pernambucano se adequou às exigências do Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code) e passou a contar com instrumentos eficientes de fiscalização e controle, a exemplo do que ocorre nos principais portos do mundo.
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"Para além da importância vinculada ao atendimento de dispositivos legais, a implantação dos pátios possibilitou o disciplinamento do fluxo de veículos, com geração de relevantes dados de utilização e acesso ao porto organizado e seus terminais arrendados e a oportunidade de aperfeiçoamento dos serviços prestados aos usuários", afirma Luiz Alberto Barros, diretor de Desenvolvimento de Negócios de Suape.
Ele destaca ainda os benefícios para os cerca de 2 mil caminhoneiros que trafegam em Suape todos os dias. Antes, esses profissionais não tinham como fazer agendamento prévio e muitas vezes eram obrigados a esperar até 12 horas às margens da rodovia ou em um terreno sem calçamento chamado de poeirão.
"Os pátios oferecem áreas de conveniência e serviços, tais como sala de descanso, banheiros, vestuários, restaurantes, unidades de primeiros socorros, oficina e borracharia, dentre outros, facilitando a rotina do caminhoneiro durante a espera", ressalta Barros.
Em pesquisa realizada pela Cooperativa de Serviços e Pesquisas Tecnológicas CPTI, contratada pelo porto para avaliar mensalmente o desempenho dos serviços prestados, a nota média atribuída pelos caminhoneiros aos pátios de triagem foi de 8,74.
"Numa visão geral, foi perguntado aos caminhoneiros o que eles achavam da infraestrutura e instalações ofertadas pelas empresas e a média de satisfação para os três pátios foi de 94,3%", comemorou o diretor de Desenvolvimento e Negócios. Ainda segundo a pesquisa, no quesito rapidez no atendimento, os índices variaram de 81% a 95% de satisfação por pátio. A respeito da limpeza das instalações, foi observada uma satisfação acima de 92% para todos os pátios.
Os pátios de triagem foram implantados pelas empresas Sulog, E-Log e Cone Log, as quais foram credenciadas para disponibilizar o serviço a partir de chamada pública realizada pela administração do Porto de Suape. Com vagas para 500 caminhões cada um, os empreendimentos receberam investimentos superior a R$ 70 milhões e geraram 140 empregos.
"Não tinha estrutura nenhuma, era um pátio com nome de `poeirão´. Era de areia, quando chovia virava lama. Não tinha um banheiro nem restaurante com boa infraestrutura. Nem se compara", afirma o caminhoneiro Wanilson Santos, que realiza duas viagens todos os dias transportando combustível para o Recife.
O ordenamento do tráfego de veículos dentro do porto está previsto na Resolução 3274/2014 da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que determina ser de competência da Autoridade Portuária fiscalizar o acesso à área do Porto Organizado e estabelece infrações administrativas se as atribuições não forem desempenhadas a contento.
A implantação dos pátios também está de acordo com determinações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no que diz respeito à fiscalização do transporte rodoviário de cargas.