Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Ser líder é muito mais do que ser chefe

Google Imagem/Divulgação


São grandes as diferenças entre um líder e um chefe. Todos almejam uma melhor colocação no trabalho mas, nem todos sabem se auto policiar para que o “sucesso” não suba à cabeça. Hoje as empresas não tem mais espaço para chefes a moda antiga. Agora o foco é na liderança empresarial que tem como missão lutar pela empresa com o time motivado. 
Edson Xavier| Foto divulgação

De acordo com o professor e especialista em liderança comportamental Edson Xavier Jr, existem 13 pecados que caracterizam essa transformação não saudável de líder para chefe. “Criar uma barreira social e burocrata entre você e sua equipe irá dificultar a comunicação e o trabalho. Também, é de suma importância defender o seu time e sempre usar o ”nós “ e não o “ eu”, para que não haja a impressão de separação entre você e sua equipe”, ressalta.

Um líder tem que priorizar as metas para que os resultados sejam atingidos, cobrar de sua equipe mas, sem ser ignorante. “É importante um líder saber usar bem as palavras e saber agir com motivação e transparência para que sua equipe saiba entender o bem o que deseja”, salienta Edson.

Um verdadeiro líder ensina com exemplos e não apenas com palavras. Saber elogiar é a melhor forma de motivação e pode tornar uma pequena atividade em um grande feito para empresa. Liderar é saber ser companheiro para poder identificar algo que precisa ser mudado para melhorar o andamento e resultado de alguma meta ou trabalho.

Segundo o especialista Edson Júnior, a verdade sempre deve prevalecer. “Nunca prometa o que você não pode cumprir. Caso prometa, cumpra! Senão sua palavra será posta em prova pelo time. Ser líder é assumir riscos, desde que sejam analisados leis e normas internas. Não se isente de responsabilidades”, conclui o especialista. 


SERVIÇO

MPE – Consultoria & Treinamento

Rua Dom Carlos Coelho, 64, Boa Vista.

Informações: (81) 3423.2729/ 9 9661.0423/ 9 8491.4473


Facebook: https://www.facebook.com/Mpetc