Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Evento gratuito sobre obesidade acontece dia 30


Dr. Walter França/ Fotos Adriana Ximenes

A obesidade é um problema de saúde pública. De acordo com pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde este ano, o excesso de peso atinge 52,5% dos brasileiros sendo esse percentual maior nos homens, 56,5% contra 49,1% das mulheres. Visando esclarecer dúvidas sobre essa doença, as comorbidades associadas ao excesso de peso e sobre a cirurgia da obesidade, no próximo dia 30 de novembro, as 19h, o cirurgião bariátrico Walter França movimenta no 7º andar, do anexo 3, do Hospital Esperança, na Ilha do Leite, a Reunião Multidisciplinar da Obesidade. Nesse evento gratuito e aberto ao público, o especialista, uma nutricionista e psicóloga ministram palestra sobre suas áreas e sobre o antes e depois de uma cirurgia bariátrica. Pacientes já operados participam do evento e dão seus relatos.

De acordo com essa pesquisa realizada pela Vigitel ( Vigilancia de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas feitas por Inquérito Telefônico ), os dados foram coletados em 26 capitais brasileiras e o Distrito Federal através de 41 mil entrevistas.Nessa pesquisa apesar de apontar o excesso de peso maior nos homens, quando o assunto é obesidade, não há muita diferença entre os dois gêneros. O sexo masculino apresenta percentual de 17,9% contra 18,2% do sexo feminino. Os maiores índices de excesso de peso estão entre as pessoas com 45 e 64 anos, que apresentam 61%. Os jovens entre 18 e 24 anos registram 38%. Um dado preocupante dessa pesquisa da Vigitel é que da faixa etária dos 18 a 24 anos para a idade dos 35 para os 44 anos, o excesso de peso praticamente dobra e, em relação a obesidade, triplica. Passa respectivamente de 8,5% para 22%.

De acordo com Walter França a ocidentalização no modo de se alimentar aliado a automação dos equipamentos e veículos que nos leva ao menor esforço em sua manipulação, além da falta de tempo para se exercitar colaboram para o excesso de peso e, nos casos mais graves, a obesidade. E, com essa doença aparecem outras associadas como apnéia do sono, diabetes, questões psicológicas, disfunção erétil nos homens, infertilidade, gordura no fígado, refluxo, entre outros. A cirurgia bariátrica tem uma função que vai muito além da perda de peso. O objetivo dessa intervenção é devolver ao paciente além da saúde física a autoestima. "Depois de operado o paciente deixa de se alimentar como um glutão e aprende a saborear o alimento, a ter " modos franceses" na hora de se alimentar", enfatiza o profissional.


SERVIÇO

Clinica Dr. Walter França

Telefones : (81) 3121 7887 / 3421 9272 / 3421.9796