Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Prossegue no Sesc Petrolina a 6a Mostra de Música Leão do Norte


Foto/ Divulgação

Apresentação de portfólios, concertos, exposição, seminário, oficinas e intervenções musicais, são algumas das atrações gratuitas da6ª Mostra de Música Leão do Norte, que prossegue no Sesc Petrolina até o próximo domingo (21). O evento, que trouxe na abertura (15), o cantor e compositor Elomar e seu filho violonista João Omar, apresenta nesta quarta-feira (17), no Teatro Dona Amélia às 20h, Edson do Acordeón e o grupo Arrebol Nordestino, além do convidado da Mostra Sesc da Bahia, a banda Caim.

Edson do Acordeón vai mostrar um trabalho instrumental, com composições de sua autoria, intitulado Alegria Junina. Formado po­­­­­­­r estudantes de Música da Universidade Federal de Pernambucano, o grupo Arrebol Nordestino surpreende pela mistura de cordas sinfônicas com viola, violão, flauta e gaita. E para completar, a banda Caim, de Vitória da Conquista – BA, encerra a noite com as influências da música nordestina moderna: jazz, samba e rock.

Foto/Divulgação
Na quinta-feira, as apresentações ficam por conta do violão de Renan Melo e a percussão sinfônica do grupo Sertão Percussivo. Depois, a partir das 21h30, uma das novidades deste ano – a proposta Noites Brasileiras apresenta o quinteto de músicos recifense, Cena Vocal e a intérprete local Fabiana Santiago com o espetáculo Nordestinados.

A primeira apresentação da sexta-feira, às 20h, será um Duo com os violeiros instrumentistas pernambucanos Eduardo Buarque e Rodrigo Veras. Na seqüência, o grupo Cena Vocal divide o palco com a intérprete petrolinense Camila Yasmine, apresentando o espetáculo Raiz do Samba. E encerrando as apresentações da 6ª Mostra de Música Leão do Norte, a noite do sábado começa no Teatro Dona Amélia às 20h, com o grupo Sertão Ibérico. Formado por Lucas Almeida e Zé Freire Neto, o grupo evidencia a ligação entre a música nordestina brasileira com a cultura musical da Península Ibérica. Depois, o público poderá apreciar os acordes da Filarmônica 21 de Setembro e na seqüência, conferir as Noites Brasileiras com a afrobrasilidade do grupo Cena Vocal em cena com a cantora da terra Joyce Guirra.

Programação Diurna

Foto/Divulgação

A abertura dos trabalhos começa sempre às 9h, com a oferta gratuita de oficinas com os temas: linguagens, vozes e gêneros musicais. Durante a Mostra, alguns lugares do centro da cidade vão receber a visita surpresa do grupo Cena Vocal, com intervenções musicais na quarta-feira, às 14h, e no domingo às 10h. Com início às 15h, de segunda a quinta-feira, o Seminário Processos Composicionais na Música Brasileira vem tratando temas, a exemplo da tradição musical ibérica medieval, implicações melódico harmônicas, o modalismo na educação musical e na canção brasileira. E no horário das 9h às 20h, o público pode visitar a Galeria Ana das Carrancas, onde estão expostas esculturas em madeira do artista pernambucano Zé Bezerra. 

O encerramento da 6ª Mostra de Música Leão do Norte será no domingo (21), na Ilha do Massangano a partir das 15h, com as apresentações de destaques da cultura popular, a exemplo de Dona Glorinha, Dona Selma do Coco, Aurinha do Coco, Irmãs Baracho, Lia de Itamaracá e Dona Amélia do Samba de Véio da Ilha do Massangano. E fechando a programação, às 19h, será exibido o vídeo Conversa de Comadres.