Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Tradição e cultura fecham o ano da Casa da Rabeca

Com muita música regional e dança, espaço realiza duas grandes festas religiosas para fechar 2013 em grande estilo e desejar boas-vindas a 2014 com muita alegria e animação/Fotos Divulgação

Prezando pela regionalidade, a Casa da Rabeca mantém viva a tradição da cultura popular, revisitando sempre o que há de mais genuíno nas manifestações culturais pernambucanas. Para fechar as atividades deste ano e saudar 2014, o espaço promove duas festas que honram os costumes e a tradicionalidade local: a edição 2013 do Encontro Nacional de Cavalo Marinho e a comemoração do Dia de Reis.

No dia 25/12, com patrocínio da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado, a Casa da Rabeca promove o 19º Encontro Nacional de Cavalo Marinho. Festa religiosa, que já é tradição do espaço, é gratuita e conta com a presença dos grupos do gênero em atividade na Paraíba e em Pernambuco. Em 2013, serão 16 grupos reunidos para participar do festival, criado pelo saudoso Mestre Salu, um apaixonado pelo auto que integra o ciclo de festejos natalinos do Nordeste e, nesta época, presta homenagem aos Reis Magos.

Mesclando sons, cores e movimentos, o Cavalo Marinho – uma variação do Bumba-Meu-Boi típica da Zona da Mata nordestina – proporciona uma rica experiência sinestésica, que remete o público à religiosidade desta época do ano e aguça o espírito natalino. Promovido desde 1995, o Festival apresenta série de performances que reúnem teatro, música, dança e poesia, com direito a coreografias e falas improvisadas. O encontro começa a partir das 18h.

De acordo com a Família Salustiano, que todo ano organiza do evento, o intuito da festa é reforçar o legado deixado por Mestre Salú e realizar a manutenção da tradição popular. "Esse encontro foi criado pelo nosso pai, que admirava muito o folguedo e chegou a participar dele. É muito importante mantermos a tradição com um olhar diferenciado para contemplar todos os grupos em atividade dessa manifestação, que é autenticamente nordestina", disse Pedro Salustiano, representando o clã.

DIA DE REIS – Já em 2014, a Casa da Rabeca não promete dar descanso em suas atividades. Sem perder o fôlego, espaço se volta novamente ao religioso e conclui sua programação de Natal promovendo outro tradicional encontro do local – a festa do Dia de Reis. Inspirado pela tradição portuguesa, com direito à queima da lapinha e apresentação de cânticos, encontro congrega mais uma vez, também com patrocínio da Fundarpe, Secretaria de Cultura e do Governo do Estado, os grupos pernambucanos e paraibanos do gênero musical, que apresentam música regional, dança e teatro para o público. Assim como no Encontro do dia 25, a entrada do Dia de Reis também é gratuita.

SERVIÇO:
19º Encontro Nacional de Cavalo Marinho + Dia de Reis da Casa da Rabeca
Quando: dias 25/12/13 (quarta-feira) e 06/01/14 (segunda-feira)
Local: Casa da Rabeca (Rua Curupira, 340, Cidade Tabajara – Olinda/PE)
Horário: 18h
Entrada e estacionamento gratuitos.
Patrocínio: Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado.


Programação:

Cavalo Marinho Estrela de Ouro de Mestre Biu Alexandre (Condado/PE); 

Cavalo Marinho Estrela Brilhante de Mestre Antônio Teles (Condado/PE); 

Cavalo Marinho Estrela do Amanhã (Condado/PE); 

Cavalo Marinho Boi Brasileiro de Mestre Biu Roque (Condado/PE);

Cavalo Marinho Boi Pintado de Mestre Grimário (Aliança/PE); 

Cavalo Marinho de Mestre Batista (Aliança/PE); 

Cavalo Marinho Estrela do Oriente de Mestre Inácio Lucinda (Camutanga/PE);

Cavalo Marinho Boi Maneiro (Itambé/PE);

Cavalo Marinho Boi de Ouro de Mestre Araújo (Pedra de Fogo/PB);

Cavalo Marinho Boi Ventania de Mestre João de Pixica (Feira Nova/PE);

Cavalo Marinho Boi Tira Teima de Mestre Zé de Bibi (Gloria de Goitá/PE);

Cavalo Marinho Boi Teimoso de Mestre Borges de Lucas (Lagoa de Itaenga/PE);

Cavalo Marinho Boi Coroado de Mestre Aicão (Araçoiaba/PE);

Cavalo Marinho Boi Matuto de Mestre Salustiano (Olinda/PE);

Cavalo Marinho Boi da Luz de Mestre Dinda (Olinda/PE);

Cavalo Marinho Boi Jacu (Recife/PE).