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terça-feira, 31 de julho de 2012

Revista Tatuí de Crítica de Arte lança 13ª edição

Capa/Divulgação


A 13ª edição da Revista Tatuí pontua mais um experimento editorial. A “13” nasceu de um processo de residência que mistura arte-cinema-crítica. O resultado está impresso na Tatuí e também em vídeo produzido pelas editoras e colaboradores, disponível na página da revista no vimeo sob o codinome de Cruza. O lançamento acontece na próxima sexta-feira, 03 de agosto, no espaço de arte B³ (Bê Cúbico), às 19h. Na ocasião, além da distribuição de exemplares da revista, terá a estréia do filme.
A ideia para edição de número #13 surgiu a partir de um convite feito à Revista Tatuí para participar do Festival Cine Esquema Novo, em abril de 2011, na cidade de Porto Alegre. A proposta inicial era para fazer uma revista de acompanhamento-resenha do CEN. Como contraproposta, ao invés de falar sobre cinema, as editoras sugeriram fazer algo que se situaria entre o cinema, a arte e a crítica. A ideia era misturar. “E então o filme é uma espécie de blocos de sensações, articulados. Cada cena tem autonomia, e quase sempre põe duas forças em relação como mulher e lágrima, sopro e pele, sombra e projeção. A sua costura foi feita a partir de nossa relação (entre os "autores") e de nós todos com Porto Alegre e com o CEN. Também nos interessava não sermos muito diretos/pedagógicos, por isso o filme deliberadamente não é sobre "cinema, arte, crítica", mas respira a partir do encontro desses campos, que nos inspiraram à troca”, explica Clarissa Diniz.
Assim nasceu Cruza (http://vimeo.com/revistatatui/cruza) – experimento de vídeo filmado durante os sete dias do festival, com direção dos artistas Cristiano Lenhardt (RS) e Luiz Roque (RS) – responsáveis pela vinheta do Festival -; e ainda Pablo Lobato (MG) e Sofia Borges (SP), que estavam participando do evento através de exposição de vídeo e fotografia; além das editoras da Tatuí, Clarissa Diniz e Ana Luisa Lima.
Dos desdobramentos do CEN veio a produção do material da versão impressa. Nesta edição estão falas e sensações que, de um lado, problematizam as relações entre arte, cinema e crítica e, de outro, partem já do alargamento desse lugar. “A revista tem o perfil mais concreto sobre os interesses que circunscreveram a criação do filme e nossos dias no CEN. Virou, assim, uma reunião de contribuições que discutem a relação arte-cinema-crítica, tentando não ficar separando os campos, mas entendê-los sem limitações, com corpo e densidade própria e livre”, complementa. E o Cruza vídeo acabou funcionando como o editorial da revista #13.
Além dos editores convidados, foram convidados colaboradores como o coletivo Cine Esquema Novo (Gustavo Spolidoro, Morgana Rissinger, Jaqueline Beltrame, Alisson Avila, Ramiro Paiva), Dellani Lima, Francis Vogner, Luiz Pretti, Max Hinderer, Tiago Mata Machado e Yann Beauvais. Os convidados trabalham com cinema/arte/crítica, e abordam aspectos diversos dessa relação, de preocupações estéticas a posicionamentos políticos em relação ao campo do cinema e ao lugar da cultura/arte hoje.A revista é patrocinada pelo Hospital São Marcos através do Sistema de Incentivo à Cultura da Prefeitura do Recife e tem apoio do Cine Esquema Novo.

Projeto gráfico – o projeto da Tatuí foi construído a partir de imagens do filme CRUZA. São todos frames retirados do filme, que configuram uma outra narrativa ao longo das páginas. As imagens também são maiores do que o texto (as páginas dos textos são menores), algo que alude ao lugar que a imagem teve nessa revista: mais amplo que nas anteriores. “A #13 tenta ser mais generosa com sua história de surgimento: subjetiva, abstrata, imagética e misturada”, conta Ana Luisa Lima. 
Lançamento – A escolha do lugar para o lançamento da Revista Tatuí de Crítica de Arte      #13 não é aleatório. O Bê Cúbico é um espaço independente que trabalha com imagem/audiovisual na arte e para além dela. É um espaço de exposições, laboratório e discussões experimentais nesse campo, que reúne artistas de muitos lugares do mundo - e que parte deles expuseram pela primeira vez no Recife exatamente no B³. O espaço é dirigido por Yann Beauvais e Edson Barrus; e Yann é um dos autores que colaboram na #13, com um texto que analisa como a arte trouxe outros ares ao "cinema estrutural". “Então, lançar no Recife e no B³  é continuar atuando nesse campo aberto pela Tatuí 13”, diz Ana Luisa Lima.

SERVIÇO
Sexta, 03 de agosto
19h
B³ (Bê Cúbico)
Rua do Bom Jesus 172, Quinto Andar, Bairro de Recife 
Na ocasião distribuiremos gratuitamente exemplares da revista.
Baixe a Tatuí 13 > issuu.com/tatui/docs/tatui13
Assista o Cruza > http://vimeo.com/revistatatui/cruza
www.revistatatui.com
facebook: Revista Tatuí
@revistatatui


SOBRE OS EDITORES

CRISTIANO LENHARDT - Formação Bacharelado em artes Plásticas - universidade federal de Santa Maria, 1996-2000. Orientação artística Torreão em Porto Alegre, de 2001 a 2003. Prêmios e bolsas e residências: residência artística Gasworks – Londres, 2013; residência artística pela Made in Mirrors Foundation em Guangzhou – China, 2011; Bolsa Iberê Camargo - Programa de Artistas Universidad Torcuato Di tella, Buenos Aires, 2011; Bolsa Prêmio 26º salão de artes plásticas de Pernambuco, 2006; Prêmio Concurso Videoarte da fundação Joaquim Nabuco – Recife Prêmio Projéteis da Arte contemporânea - FUNARTE –RIO Principais exposições coletivas: Rumos Visuais Itaú Cultural, São Paulo. 2012 Mythologies – cité Internationale des Arts, Paris, 2011 Intimate Bureaucracies: Art and the Mail, Art Exchange, University of Essex – Inglaterra, 2011 Mostra Constructing Views - New Museum - New York, 2010; 7ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul,2009; Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo, 2009; Exposições Individuais: Papel Sensível – Tijuana / Galeria Vermelho, São Paulo, 2011; Nenhuma luz - Galeria Amparo 60, Recife, 2010; Filmes de Studio - Torreão – Porto Alegre, 2009; Diamante - Galeria Marcantonio Vilaça  Inst.Cult. Banco Real – Recife, 2008.

LUIZ ROQUE - (Cachoeira do Sul, 1979). Vive e trabalha em São Paulo. Seu trabalho tem sido mostrado individualmente em lugares como Paço das Artes (Temporada de Projetos, São Paulo, 2oo8) e Ateliê Subterrânea (Porto Alegre, 2oo9) e em coletivas como "Abre Alas 6" (A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, 2o1o) e "Video Links Brazil" (Tate Modern, Londres, 2oo7). Seu vídeo "Projeto Vermelho" foi exibido na 12a. Biennnial de L'image en Mouvement (CIC, Genebra, 2oo7) e foi incluído na seleção LÚCIDA, um panorama sobre a videoarte latino Americana veiculado na televisão argentina canal (à) em 2oo7. Em 2o1o participa de "Constructions Views: experimental film & video from Brazil" no New Museum (Nova York). Recentemente fez parte do 17. VIDEOBRASIL no SESC Belenzinho em São Paulo (2o11) e foi selecionado para a edição 2o11-2o13 do Programa Rumos do Instituto Itaú Cultural (São Paulo).

PABLO LOBATO - Nasceu em Bom Despacho, MG, Brasil (1976). Vive e trabalha em Belo Horizonte. Artista multimídia. Um dos fundadores da Teia - Centro de pesquisa audiovisual com sede em Belo Horizonte. Co-diretor do filme Acidente, premiado como melhor Doc Ibero-Americano em Guadalajara, México (2007). Foi bolsista da John Simon Guggenheim Foudation, NY (2008-09). Recebeu o prêmio Marcantonio Vilaça – Funarte (2010). Atualmente prepara a exposição individual O que pode a expiração.

SOFIA BORGES - Sofia Dellatorre Borges é artista visual formada em 2008 em Artes Plásticas pela ECA/USP. Ainda em 2008 foi quatro vezes premiada e ganhou uma bolsa de Incentivo à Pesquisa e Produção pelo Governo de Pernambuco. Entre 2009 e 2010, realizou individuais em São Paulo, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto e Londrina, foi selecionada pelo Rumos Itaú Cultural, recebeu destaque pela Bolsa Iberê Camargo, ganhou o Prêmio Porto Seguro de Fotografia e foi uma das indicações brasileiras ao Paul Huf Award. Em 2011 realizou individuais em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, e participou de diversas exposições coletivas, entre elas: A Nova Fotografia Brasileira, no Sesc Belenzinho e Eu me Desdobro em Muitos; no CCBB Rio.


COLABORADORES

CINE ESQUEMA NOVO (Gustavo Spolidoro, Morgana Rissinger, Jaqueline Beltrame, Alisson Avila, Ramiro Paiva).
O Cine Esquema Novo exibe e discute, desde 2003, a diversidade e a fusão de gêneros e formatos que marca as pesquisas de linguagem da produção audiovisual brasileira contemporânea. A cada ano, ao lado de mostras especiais, suas mostras competitivas com realizações de curta, média ou longa duração oferecem um panorama do que de mais instigante vem sendo feito no universo da pesquisa audiovisual.

DELLANI LIMA - Poeta da imagem e do som. Natural de Campina Grande, Paraíba. Desde 2000, vive e trabalha em Belo Horizonte, onde realizou diversos projetos. Suas obras já foram incluídas em importantes mostras e festivais no Brasil e no exterior. Co-autor de "Cinema de Garagem: um inventário afetivo sobre o jovem cinema brasileiro do século XXI" ISBN: 978-85-63357-03-8. Sítio: dellanilima.blogspot.com.br

LUIZ PRETTI - Luiz Pretti é cineasta e montador, sócio-fundador da produtora/coletivo Alumbramento. Como diretor tem 7 curtas e 4 longas (três deles realizados em parceria com Guto Parente, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti) que passaram por importantes festivais nacionais e internacionais, tendo ganhado prêmios na Mostra de Tiradentes, Bafici e Janela Internacional de Cinema do Recife.

MAX HINDERER - Max Jorge Hinderer Cruz é escritor e pesquisador, eventualmente curador, e mora em Berlím. É fundador do projeto de pesquisa "The Long Memory of Cocaine" sobre a economía política da coca/cocaína nos séculos 16-21. Contribui periodicamente a meios culturales vários. No començo do próssimo ano, 2013, su livro sobre Cosmococa-programa in progress (colaboraçao com Sabeth Buchmann) vai ser publicado por MIT Press e Afterall Books.

TIAGO MATA MACHADO - Tiago Mata Machado é crítico de cinema, curador e cineasta brasileiro. Mestre em Multimeios pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi crítico de cinema dos jornais “O Tempo” (1996/2000) e “Folha de São Paulo” (2000/2006), júri de festivais de cinema (1º “CineEsquemaNovo”, 6º “Festival Internacional de Curtas-Metragens de Belo Horizonte”), participou de comissões de seleção (como a Comissão de Seleção de Novas Mídias Digitais do Programa Petrobras Cultural/2005), e atualmente é curador (mostra Vanguardas/Neovanguardas, 11º Festival Internacional de Curtas BH/2009, mostra Coletivos/68,  Forumdoc.BH.2010, Mostra Subversivos, 12º Festival Int. de Curtas BH/2010, mostra Espèces d’espace, File-Magazine). Como cineasta e videoartista, fotografou os vídeos “475 Volver” e “Cruzada” de Cinthia Marcelle (vencedores do primeiro Future Generation Art Prize, 2010, da Fundação Pinchuk), co-autor dos vídeos experimentais “Plataforma” (financiado pelo programa Rumos Cinema e Vídeo do Itaú Cultural), “Buraco Negro” (exibido no New Museum em Nova York e na 29ª Bienal de São Paulo, entre outras instituições de arte) e “O Século” (exibido na Trienal 2012 do New Museum, em Nova York, e na Fundação Pinchuk, em Kiev). Como cineasta, é
autor do média-metragem “Curra Urbana” (1998) e dos longas “O Quadrado de Joana” (2002) e “Os Residentes” (lançado internacionalmente no Festival de Berlim 2011 e vencedor dos prêmios de melhor fotografia, melhor atriz, melhor atriz coadjuvante e melhor trilha sonora no Festival de Cinema de Brasília 2010, do Troféu Cine-Esquema-Novo e da Mostra Aurora/2011 do Festival de Tiradentes).

YANN BEAUVAIS - Yann Beauvais, cineasta e crítico francês. É co-fundador da Light Cone, uma associação dedicada à criação e a difusão da salvaguarda do cinema experimental, desde 1982. Em 2011 fundou com Edson Barrus o espaço B3 no Recife. Ultima curadoria: 2011/12 : MALCOLM LE GRICE, le temps des images Espace Multimédia Gantner, Bourogne France, 2011: CINEMA PARA PENSAR; 13 Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, 2010: AUTOUR de JOSE AGRIPPINO DE PAULA, Centre Georges Pompidou, Paris France. Ultima criticas: IT’S ALWAYS THE SAME, YOU’RE QUEER ANYHOW ! Les Films de Mark Morrisroe, Gruppen n°4, Hiver 2012; PROGRAMA DOS FILMES EXPERIMENTAIS, 13 Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, outubro/2011; ENTREVISTA Anthony McCALL por yann beauvais BCUBICO e MAMAM, Recife setembro/2011;