Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de julho de 2012

James Westcott participa de debate sobre arquitetura


Juliana Muniz, James Westcott e Fernando Diniz/Foto Karla Burlamaqui


Capa do livro
      O Espaço Cicero Dias, no Museu do Estado, onde acontece a exposição Arquitetura Não Solicitada ficou lotado, nesta última quarta (25) pelos inúmeros arquitetos pernambucanos que foram conferir a palestra do crítico de arte, jornalista, pesquisador inglês e colaborador de diversas publicações (The Village Voice, The Guardian, Art Review, entre outras), James Westcott, editor do livro Projeto Japão: negociações metabolismo.
      Westcott, que vive em Roterdã, na Holanda, ministrou palestra sobre o Metabolism, o mais importante movimento urbano, arquitetônico, artístico e filosófico, surgido no Japão após a Segunda Guerra Mundial e tema de um livro que ele organizou recentemente para a editora Taschen. A palestra sobre arquitetura foi realizada em inglês com tradução simultânea e teve mediação do professor do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE, Fernando Diniz Moreira.
Integrantes do ArcDebates/Foto Karla Burlamaqui
      O encontro foi organizado pelo ArqDebates (grupo de estudantes e arquitetos do Recife que movimenta eventos mensais sobre aspectos relativos à cidade) e integra as atividades da exposição Arquitetura Não Solicitada, que está em cartaz no Recife, pela primeira vez no Nordeste, através de uma parceria entre a pernambucana Geosistemas e o Instituto de Arquitetos da Holanda (Netherlands Architecture Institute – NAI). A mostra, que já passou por São Paulo e Rio  de Janeiro, reúne alguns dos projetos e propostas urbanas, que foram desenvolvidos a partir de experiências em diversas partes do mundo, por ocasião da 9ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, em novembro passado, e fica no Museu do Estado até 05 de setembro.
      James Westcott trabalha atualmente como editor das publicações do estúdio de pesquisas do escritório Office for Metropolitan Architecture (OMA), fundando em 1975 por um grupo de arquitetos liderados pelo holandês Rem Koolhaas, um dos principais nomes da arquitetura internacional. Westcoot também é autor da biografia da artista plástica Marina Abramovic, um dos principais nomes da arte da performance, publicada pela editora do Massachusetts Institute os Tecnology (MIT Press). O livro foi elogiado publicamente por nomes como Bjork, Laurie Anderson e Robert Wilson.




Da Assessoria de Imprensa/Geosistemas