Walber Marinho traz para Pernambuco o conceito criado pelo artista Philip Hallawell/Foto Alberson Divulgação
O famoso ditado popular que diz que “a primeira impressão é a que fica” ratifica o motivo pelo qual a nossa cultura ainda enfrenta dificuldades para mudar o conceito prévio que se faz sobre uma pessoa quando a vimos pela primeira vez. Se por um lado, mulheres de cachos soltos passam a impressão de romantismo, as que usam cabelos curtos passam a impressão de independentes. Mas, o visagismo veio para quebrar essas barreiras e cada vez mais tem sido utilizado pelos profissionais do mercado da beleza no Brasil.
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Walber Marinho/Foto Alberson |
No Recife, essa arte de criar uma imagem personalizada e equilibrada de uma pessoa, por meio do estudo das características físicas e psicológicas parece mesmo que veio para ficar e já está virando uma febre, entre o público masculino e feminino que frequenta o Salão do visagista e cabeleireiro Walber Marinho, em Boa Viagem.
Marinho trouxe para o Nordeste esse conceito que aprendeu com o artista anglo-brasileiro Philip Hallawell, autor do livro “Visagismo - Harmonia e estética” (Editora Senac), e que hoje é considerado no Brasil, o maior difusor da teoria criada pelo cabeleireiro e maquiador francês Fernand Aubry.
“O curso que fiz com o Philip Hallawel foi como uma bússola em minha carreira profissional. Ajudou-me a descobrir a identidade que cada cliente possui e a perceber que era possível construir um novo e promissor mercado nesse universo tão amplo da beleza”, lembra o profissional pernambucano que passa a ministrar cursos também em todo Nordeste, a partir deste mês de abril.
Philip Hallawell adequou os tipos de personalidade definidos pelo psicanalista Carl Jung à estética. E como resultado, os tipos de beleza foram classificados em quatro tipos: sanguínea; fleumática; colérica e melancólica.
As pessoas de beleza sanguínea são enérgicas, extrovertidas e positivas. Apresentam traços inclinados no rosto, nas roupas e no cabelo. Já as fleumáticas são pessoas calmas, tranquilas e fechadas. As coléricas têm personalidade e temperamento forte, são determinadas e de atitude. E, por fim, as melancólicas são pessoas sonhadoras, introvertidas, criativas e atenciosas. Mas, de acordo com a teoria de Hallawell a beleza de cada pessoa pode ser classificada em mais de uma dessas categorias.
Segundo Walber Marinho, o ponto de partida para se colocar o visagismo em prática é reconhecer o rosto como a identidade de uma pessoa. Por meio da conversa com o cliente, o profissional consegue identificar as principais características de sua personalidade. “Durante essa conversa é essencial que o cliente deixe claro qual a imagem que deseja transmitir aos outros. Se de uma mulher moderna e descontraída ou de alguém séria e responsável, por exemplo”, exemplifica o profissional que realiza diversas consultorias diariamente. Walber Marinho também destaca para seus clientes, a importância deles perceberem as suas necessidades profissionais e pessoais, seus gostos e preferencias estéticas.
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Foto/Google Imagem |
O visagismo é bastante utilizado para se criar personagens de filmes, novelas, teatro, ou até para adequar um visual com mais coerência a cargos empresariais e políticos. Exemplo disso ocorreu com a presidente Dilma Rousseff, que adaptou sua imagem para conquistar o cargo.
SERVIÇO:
Salão Walber Marinho Hair Dresser
Rua Barão de Souza Leão, 195 – Boa Viagem – Recife/PE
Telefone: 3477.6812