Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

14 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Diabetes

Pé diabético: prevenção o melhor tratamento/Foto Luiz Tenório


Catorze de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Diabetes, uma doença que necessita de cuidados especiais, visto que seus possíveis desdobramentos estão relacionados a falta de um tratamento adequado ou ao avanço do quadro clínico. Um desses problemas diz respeito ao pé diabético, que é decorrente da chamada diabetes Melittus e ocasionado por uma ferida que não cicatriza e infecciona, desenvolvendo uma úlcera. Na maioria dos casos é possível controlar tal problema. Mas especialistas garantem que a melhor forma de combatê-lo ainda é com a prevenção.

O tratamento do pé diabético envolve diversos profissionais, entre eles o podólogo, que ajuda a cuidar não apenas das unhas, mas também, dos pés como um todo, tratando para que não haja nenhum machucado, que possa funcionar como porta de entrada para uma infecção. De acordo com a empresária Flavia Sarmento, idealizadora da rede pernambucana de clínicas Sr. Pé, muitas pessoas só percebem que estão doentes quando há o aparecimento de feridas. "Nossos pés devem ser inspecionados diariamente com auxílio de um espelho para observar a existência de pequenas feridas, bolhas, áreas avermelhadas, alteração nas unhas e certas mudanças na forma dos pés", alerta.

Ainda segundo a empresária, é importante manter a pele sempre bem hidratada com uso de cremes e sabonete de glicerina, bem como tomar banho com água morna. As unhas devem ser cortadas a cada quatro semanas, em média, utilizando cortador adequado. E, após o banho, devem ser secadas corretamente ao redor delas. "O indicado é que as cutículas não sejam tiradas, nem o canto das unhas cortados. Se a unha estiver amarelada ou esfarelada, podem ser sintomas de micoses. "Neste caso é bastante recomendando procurar um podólogo e avisar que é diabético, para deixar claro como as unhas devem ser cortadas" explica.

Outra dica importante para os cuidados com o pé diabético é com relação a escolha do sapato, que deve ser macio, leve e moldado na forma dos pés, para que não façam surgir bolhas. Sapatos apertados devem ser evitados. Existem no mercado, alguns modelos de sapatos apropriados para diabéticos, que já são fabricados com todos os atributos necessários para os pacientes que sofrem com a saúde dos pés. 


DIA MUNDIAL DE COMBATE AO DIABETES

Com o objetivo de promover ações que conscientizem a população sobre a importância da prevenção e educação em diabetes, acontece, no dia 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes. A campanha é uma ação da International Diabetes Federation (IDF) e da Sociedade Brasileira de Diabetes. Na edição brasileira, a data será lembrada durante uma semana. 

De 7 a 14 de novembro, estão programadas diversas atividades em todo o país, entre elas caminhadas, medições de glicemia e palestras educativas. Além disso, como aconteceu nos últimos anos, um grande número de monumentos serão iluminados de azul para lembrar a data. A lista de atividades e monumentos envolvidos na campanha poder ser acessados no hotsite do Dia Mundial do Diabetes, divididos por região. Além disso, a SBD já preparou os cartazes e folhetos da comemoração, que também podem ser visualizados e impressos no site.

SERVIÇO:
CLÍNICAS SR. PÉ


Shopping Recife|81. 3326.0566 
Shopping RioMar|81. 3049.3232
Plaza Shopping|81. 3267.7747
Shopping Tacaruna|81.3221.0165
Caruaru Shopping: |81.3725.4167