Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Círculo do Coração lança projeto Ecotáxi e realiza capacitação de médicos e enfermeiros no RHP

Evento acontece no Hospital Português, no Recife, a partir das 9h30/Foto Divulgação



O Círculo do Coração, ONG pernambucana com sede no Recife, que funciona no Real Hospital Português (RHP) e há 21 anos atende crianças com cardiopatias congênitas, lança mais um projeto pioneiro: o Ecotáxi. A novidade será apresentada nesta sexta-feira (31), às 9h30, durante encontro que acontecerá no auditório do ambulatório Maria Fernanda, dentro do RHP. Além disso, durante toda manhã, será realizado um treinamento para cerca de 40 profissionais entre médicos e enfermeiros que integram a Rede de Cardiologia Pediátrica Pernambuco-Paraíba através da Telemedicina. Lá, também serão atendidos gratuitamente cerca de 60 pacientes.

A capacitação dos profissionais de saúde será coordenada pelas cardiologistas Sandra Mattos, Tamine Hatem, Lúcia Moser e Rossana Severi e irá qualificar os profissionais que integram a Rede de Cardiologia Pediátrica Pernambuco-Paraíba. “Com esse treinamento esperamos otimizar o atendimento e capacitar pediatras e enfermeiros a pegar imagens básicas do coração e transmitir ao cardiologista via telemedicina, para que ele faça o diagnóstico preciso e de forma rápida”, salienta a cardiologista e coordenadora do Círculo do Coração, Sandra Mattos.

O projeto itinerante batizado de Ecotáxi reúne dentro de uma maleta, um conjunto de equipamentos como máquina de eco, oxímetro de pulso (mede o nível de oxigênio no sangue), eletrocardiograma, monitor e um Holter (equipamento que mede a frequência cardíaca por 24h), que são facilmente transportados para prestar atendimento em diversos locais. O objetivo principal é otimizar o atendimento das crianças com cardiopatias congênitas na Rede de Cardiologia Pediátrica Pernambuco-Paraíba. Essa maleta vai percorrer 12 municípios paraibanos, agraciados com uma Sala do Coração, e que foram divididos por rotas e com cronograma previamente definidos. Na Rota do Sertão estão os municípios de Cajazeiras, Souza, Catolé do Rocha e Pombal. Na Rota do Agreste os de Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro e Esperança e na Rota da Zona da Mata os municípios de Picuí, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape.

O Círculo do Coração é um dos braços da Célula C que é uma Holding dedicada às crianças com cardiopatias congênitas. Também integram a iniciativa a Unidade de Cardiologia e Medicina Fetal (UCMF), responsável pela assistência especializada em cardiologia do feto ao adulto com cardiopatia congênita e o Caduceus que é o Centro de Estudo, Pesquisa e Educação continuada para profissionais da área de saúde responsável pela capacitação profissional. O Círculo do Coração já existe há 21 anos em Pernambuco e, na Paraíba, há 4 anos via convenio firmado com a Secretaria Estadual de Saúde criando a Rede de Cardiologia Pediátrica Pernambuco-Paraíba. Esse projeto tem como maior ferramenta a telemedicina e funciona 24 horas por dia, numa parceria entre os dois Estados em prol do diagnóstico preciso e rápido que salva vidas de crianças com cardiopatias congênitas. Em quatro anos de projeto na Paraíba 100 mil crianças realizaram o teste do coraçãozinho.

SERVIÇO:
Círculo do Coração
Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco
Informações: 81|9 8162.3838.