Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Recife recebe a série Diálogos Capitais e debate sobre Segurança

Foto/ Google Imagem

Depois de passar por São Paulo e Belo Horizonte, Recife é a terceira capital a receber a série Diálogos Capitais, dia 30, das 8h às 13h, no Hotel Golden Tulip Recife Palace, em Boa Viagem. A iniciativa da revista CartaCapital em parceria com o Instituto Envolverde terá como tema, a Política de Segurança e Bem-Estar Social. O objetivo primordial deste evento é buscar, apresentar e discutir temas comuns e de grande relevância às metrópoles brasileiras com a participação de autoridades do governo, renomados executivos de companhias nacionais e internacionais, empresariado e formadores de opinião.

O intuito, além de trazer à tona os principais problemas vivenciados pelas megacidades, é buscar soluções e avaliar os papéis dos setores público, privado e da sociedade civil na construção de cidades melhores e mais amigáveis sob todos os pontos de vista. Como vivemos numa sociedade democrática, a gestão dessas metrópoles nos próximos anos vai determinar importantes vetores de qualidade de vida como saúde, educação, meio ambiente, trabalho, habitação e, na falta de alguns desses itens indispensáveis, a degradação física e social.

A abertura do evento será feita pelo prefeito do Recife, Geraldo Júlio, e a secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, faz palestra sobre o tema, antecedendo o debate sobre Planejamento Urbano e Segurança Pública. Entre os debatedores estão o sociólogo e idealizador do Pacto pela Vida, José Luiz Ratton, e o coordenador do Laboratório de Estudos da Violência da Universidade Federal do Ceará e ex-diretor da Academia de Polícia, Cesar Barreira. Ainda entre os confirmados, o secretário de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania na Prefeitura de Maceió, coronel Edmilson Cavalcante, além do diretor regional do ONU-Habitat, Elkin Velasquez.

Ratificando a importância deste tema recente pesquisa revelou que a falta de segurança é um dos maiores temores da população brasileira, atrás apenas da saúde pública. A pesquisa mostrou que 25% dos brasileiros vivem com medo. E mais: o índice de crimes com mortes no Brasil está em 29% para cada grupo de cem mil habitantes. Ainda de acordo com a pesquisa, com relação ao índice de soluções de crime, no Brasil, estimativas de 2010 mostram que este percentual não passa de 8%. No Nordeste brasileiro, esse índice foi motivo de preocupação para 23% dos entrevistados. Em Pernambuco a violência também preocupou, embora tenha diminuído 32% em dez anos.

Os interessados em participar do evento podem realizar sua inscrição gratuitamente pelo site www.dialogoscapitais.com.br ou pelos telefones: 81| 3326.5229|9334.8248. São 200 vagas. As próximas metrópoles a receberem a série Diálogos Capitais são Porto Alegre e Belém.


SERVIÇO:

Série Diálogos Capitais

Dia 30 de setembro, das 8h às 13h

Local: Hotel Golden Tulip Recife Palace

(Av. Boa Viagem, 4070, Boa Viagem, Recife – PE)

Inscrições gratuitas: www.dialogoscapitais.com.br

Informações: 81 | 3326.5229 | 9334.8248


PROGRAMAÇÃO

08h00 - Credenciamento e Welcome Coffee

09h00 - Boas Vindas – Sergio Lirio, redator-chefe de CartaCapital

09h10 - Abertura com Geraldo Júlio, Prefeito do Recife

09h40 - Palestra com Regina Miki

Secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça

10h00 - Debate: Planejamento Urbano e Segurança Pública

José Luiz Ratton – Sociólogo e idealizador do Pacto Pela Vida

Cesar Barreira – Coordenador do Laboratório de Estudos da Violência da Universidade Federal do Ceará

Coronel Edmilson Cavalcante – Secretário de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania da Prefeitura de Maceió

Elkin Velasquez – Diretor Regional do ONU-Habitat

12h00 Encerramento