Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de março de 2014

Visagismo: arte que valoriza seus traços e diz aos outros quem você é

Walber Marinho traz para Pernambuco o conceito criado pelo artista Philip Hallawell/Foto Alberson Divulgação



O famoso ditado popular que diz que “a primeira impressão é a que fica” ratifica o motivo pelo qual a nossa cultura ainda enfrenta dificuldades para mudar o conceito prévio que se faz sobre uma pessoa quando a vimos pela primeira vez. Se por um lado, mulheres de cachos soltos passam a impressão de romantismo, as que usam cabelos curtos passam a impressão de independentes. Mas, o visagismo veio para quebrar essas barreiras e cada vez mais tem sido utilizado pelos profissionais do mercado da beleza no Brasil.

Walber Marinho/Foto Alberson
No Recife, essa arte de criar uma imagem personalizada e equilibrada de uma pessoa, por meio do estudo das características físicas e psicológicas parece mesmo que veio para ficar e já está virando uma febre, entre o público masculino e feminino que frequenta o Salão do visagista e cabeleireiro Walber Marinho, em Boa Viagem. 

Marinho trouxe para o Nordeste esse conceito que aprendeu com o artista anglo-brasileiro Philip Hallawell, autor do livro “Visagismo  - Harmonia e estética” (Editora Senac), e que hoje é considerado no Brasil, o maior difusor da teoria criada pelo cabeleireiro e maquiador francês Fernand Aubry.

“O curso que fiz com o Philip Hallawel foi como uma bússola em minha carreira profissional. Ajudou-me a descobrir a identidade que cada cliente possui e a perceber que era possível construir um novo e promissor mercado nesse universo tão amplo da beleza”, lembra o profissional pernambucano que passa a ministrar cursos também em todo Nordeste, a partir deste mês de abril.

Philip Hallawell adequou os tipos de personalidade definidos pelo psicanalista Carl Jung à estética. E como resultado, os tipos de beleza foram classificados em quatro tipos: sanguínea; fleumática; colérica e melancólica. 

As pessoas de beleza sanguínea são enérgicas, extrovertidas e positivas. Apresentam traços inclinados no rosto, nas roupas e no cabelo.  Já as fleumáticas são pessoas calmas, tranquilas e fechadas. As coléricas têm personalidade e temperamento forte, são determinadas e de atitude.  E, por fim, as melancólicas são pessoas sonhadoras, introvertidas, criativas e atenciosas. Mas, de acordo com a teoria de Hallawell a beleza de cada pessoa pode ser classificada em mais de uma dessas categorias.

Segundo Walber Marinho, o ponto de partida para se colocar o visagismo em prática é reconhecer o rosto como a identidade de uma pessoa. Por meio da conversa com o cliente, o profissional consegue identificar as principais características de sua personalidade. “Durante essa conversa é essencial que o cliente deixe claro qual a imagem que deseja transmitir aos outros. Se de uma mulher moderna e descontraída ou de alguém séria e responsável, por exemplo”, exemplifica o profissional que realiza diversas consultorias diariamente. Walber Marinho também destaca para seus clientes, a importância deles perceberem as suas necessidades profissionais e pessoais, seus gostos e preferencias estéticas. 

Foto/Google Imagem

O visagismo é bastante utilizado para se criar personagens de filmes, novelas, teatro, ou até para adequar um visual com mais coerência a cargos empresariais e políticos. Exemplo disso ocorreu com a presidente Dilma Rousseff, que adaptou sua imagem para conquistar o cargo. 

SERVIÇO:
Salão Walber Marinho Hair Dresser 
Rua Barão de Souza Leão, 195 – Boa Viagem – Recife/PE
Telefone: 3477.6812