Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Matingueiros comemora dez anos de carreira com DVD multicultural

Grupo Matingueiros/Foto Marcos Ramos

 

 

           

Ciranda, côco, maracatu, caboclinho, xaxado, frevo, afoxé, baião e xote são marcas registradas da cultura do Estado, e o Matingueiros, grupo de música regional, é caracterizado por esse universo cultural do Nordeste brasileiro. Pensando nesta importância cultural surgiu uma necessidade, registrar em DVD o espetáculo, que será gravado nesta quarta-feira (26), no Teatro de Santa Isabel, em comemoração aos dez anos de carreira do grupo.

Desde maio de 1999, através da música, dança, figurinos e cenários, o grupo tornou-se uma das maiores manifestações folclóricas do vale do São Francisco. O público deve esperar por um repertório, que reunirá o trabalho de 10 anos de carreira. Haverá também apresentações de dança com o balé Matingueiros. Eles devem vestir, ao longo do show, mais de trezentas peças de um figurino altamente exuberante. Maestro Forro também participará do evento.

“Reunir todos esses anos de carreira em um único espetáculo é uma tarefa muito difícil. Mas, os critérios de escolha passaram não só pelas canções e performances que agradam mais nosso público, como também aquelas que representam nossa ideologia e proposta estética”, diz Wagner Miranda, compositor, vocalista e produtor.

Os artistas transformam a apresentação, que poderia ser puramente musical, em um verdadeiro espetáculo multicultural através do cenário e da própria indumentária que vestem. “Utilizamos diversos materiais para compor o show. Dentre eles, os bordados e o brilho dos Maracatus, os godês das cirandas, o rendado, os crochês, a cestaria e arte plumária indígena, além de fibras orgânicas da palha”, contou Wagner. As canções e os figurinos foram criados pelo próprio Mantigueiros, já a direção do evento leva a assinatura de Sandro Ribeiro e a coreografia, Gícia Marzda. Do lado da produção, o trabalho fica por conta da empresa Bersato.

 

Serviço:

Teatro Santa Izabel - Praça da República - Santo Antônio.

Dia 26 de setembro, às 20h.

Inteira - R$ 10. Para estudante, maiores de 60 anos e classe artística – R$ 5.