Pesquisar este blog

domingo, 29 de julho de 2012

Comédia retrata sociedade dividida no Cineforum do Instituto Cervantes

 O filme espanhol de Luis García Berlanga, Plácido, é o destaque deste sábado (28)
no Cineforum do Instituto Cervantes. A projeção com entrada gratuita começa às 16h.


Berlanga com sua critica mordaz, reflete no roteiro da comédia, a burguesia como espelho de uma sociedade carente.  Um roteiro brilhante com diálogos de mestre e uma música impregnante retratam, na década de 60, o que encontramos ainda hoje em nossa sociedade.  
Em uma pequena cidade provinciana, umas burguesas ociosas resolvem organizar uma campanha natalina cujo lema é: "Sente um pobre a sua mesa". Trata-se de que os mais necessitados desfrutem de uma noite do calor e afeto que não têm, compartilhando com Véspera de natal com famílias ricas. No meio dos preparativos se encontra Plácido, contratado para participar com seu triciclo no rodeio, mas surge um problema que lhe impede de concentrar-se em seu trabalho: esse mesmo dia de véspera de natal vence a primeira prestação do triciclo, que é seu único meio de vida. 
Plácido surgiu a partir de uma campanha idealizada pelo regime franquista que pretendia fazer brotar nas pessoas, um sentimento de caridade cristã pelos menos afortunados, mas na verdade como o diretor insiste em mostrar, esconde uma maneira de manter limpas as consciências dos poderosos. O título original do filme era “Sente um pobre à sua mesa”, mas precisou ser mudado pelo nome do personagem principal devido a problemas com a censura na época.
Após a projeção, haverá um momento de debate sobre os aspectos mais marcantes do filme com a professora espanhola Carolina Soriano. O Instituto Cervantes fica na Av. Agamenon Magalhães, 4535, Derby. Mais informações através do telefone (81) 3334-0450 ou cenrec@cervantes.es.

Ficha técnica:
Ano: 1961
Diretor Luis García Berlanga
País: Espanha
Gênero: Comédia.


SERVIÇO:
Cineforum – Plácido (1961)
Data: 28/07/12 (sábado)
Hora: 16h
Lugar: Instituto Cervantes de Recife
(Av. Agamenon Magalhães, 4535, Derby)
Entrada: GRATUITA