Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Simpósio de Cirurgia Bariátrica Robótica acontece no mês de combate a obesidade



Recife será palco, no próximo dia 05 de outubro, das 8h às 17h, no Hotel Luzeiros, do I Simpósio de Cirurgia Bariátrica Robótica Hospital Esperança. Os cirurgiões bariátricos Walter França, Flávio Kreimer e Hélio Calábria estão à frente deste evento gratuito e aberto a profissionais da área e que reunirá renomados especialistas brasileiros em torno de palestras sobre o que há de mais moderno na cirurgia da obesidade. A iniciativa acontece no mês em que se comemora o Dia Nacional de Prevenção a Obesidade, no próximo dia 11 de outubro. 

De acordo com Walter França, o evento começa com o credenciamento às 8h e, às 8h30, tem início com a palestra do cirurgião paulista Carlos Domene sobre a Cirurgia do Futuro 4.0. Às 8h50, o cirurgião Walter França será o moderador de mesa sobre o vídeo Sleeve Robótico que será apresentado pelo cirurgião carioca Carlos Saboya. Com quase 4 mil cirurgias no currículo, Walter França foi um dos pioneiros no Estado no uso da robótica na cirurgia bariátrica. O robô-cirurgião Da Vinci Si HD, do Hospital Esperança, é um dos mais modernos do mundo em tecnologia 3D. O equipamento permite procedimentos minimamente invasivos com maior precisão e alcance além da mão humana. 

Segundo o especialista Walter França, o equipamento é capaz de dar uma visão de 360 graus ao profissional e permite um campo 20 vezes maior da área a ser operada. “Esse avanço tecnológico é de suma importância para Pernambuco. A partir de agora as cirurgias da obesidade com uso da robótica entram numa nova fase. Além de permitir uma recuperação mais rápida ao paciente, ela traz um maior refinamento porque proporciona a visão em terceira dimensão para o cirurgião. reduz as chances de complicações infecciosas, por ser um procedimento minimamente invasivo, e também reduz o tempo de cirurgia com menos traumas associados”, garante. 

A programação do Simpósio segue, às 10h30, com palestra sobre o Reganho de Peso, que será ministrada pelo cirurgião bariátrico Carlos Domene (SP). Os moderadores serão os cirurgiões Maxwell Stanford, que é pernambucano e o carioca Carlos Saboya. Às 11h15, o cirurgião pernambucano Marcos Paulo Matos e o paraibano, Eduardo Pachu explanam sobre Gastroplastia Endoscópica e tratamento de fístulas pós cirurgia bariátrica. O mediador desse tema será o médico paulista Alexandre Elias. 

Após o almoço, os participantes vão poder conferir a palestra com o cirurgião bariátrico pernambucano Hélio Calábria que falará sobre a experiência da Cirurgia Robótica no Hospital Esperança. Em seguida, o médico Jorge Carlos Machado Curi, que integra o Conselho Federal de Medicina (CFM) fala do status da Cirurgia Robótica na visão do CFM. 

Às 13h 30, o cirurgião Alexandre Elias comanda sessão de vídeo comentado sobre o Bypass Robótico. O moderador será o cirurgião bariátrico pernambucano Marconi Meira. A mini- conferência: Sleeve em situações especiais será ministrada pelo médico potiguar Eudes Godoy tem início às 14h15. Integrando a mesa debatedora os cirurgiões bariátricos Carlos Domene, Carlos Saboya, Alexandre Elias e o pernambucano Joaquim Branco. O moderador desse tema será o também cirurgião pernambucano Flávio Kreimer. 

Encerrando a programação, com palestra das 15h15 às 17h, abordam a cirurgia no Superobeso. O cirurgião pernambucano Álvaro Ferraz aborda por que fazer o Sleeve e o médico Josemberg Campos cirurgiões bariátricos e os moderadores serão Eudes Godoy e Carlos Domene. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo simposiobariatrica@agenciaprensa.com



SERVIÇO 

I Simpósio de Cirurgia Bariátrica Robótica Hospital Esperança 

Quando : 05 de outubro , das 8h às 17h 

Local: Hotel Luzeiros, no Pina 

Quanto: Gratuito