Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Conservatório com programação especial gratuita no Dia da Música, quarta, 22

 O pianista canadense Francis Yang, que se apresenta pela primeira vez no auditório Cussy de Almeida/Foto divulgação

O Conservatório Pernambucano de Música preparou uma programação toda especial para esta quarta-feira (22), quando é comemorado o Dia da Música e dos Músicos e também de Santa Cecília, padroeira dos profissionais da música. A programação, que integra a Semana da Música do CPM, segue até a sexta-feira (24) com apresentação de músicos renomados e alunos da escola. "Hoje, a Semana da Música atinge seu ponto alto, pois queremos homenagear todos os músicos, intérpretes, regentes e compositores", destaca a gerente geral da instituição, Roseane Hazin.

Uma das principais atrações da noite é o pianista erudito canadense Francis Yang. Em sua apresentação, ele vai executar um repertório de compositores da Alemanha, Canadá e do Equador. "Estou muito animado de estar pela primeira vez no Brasil, curtindo a cidade e também muito feliz por me apresentar no Dia do Músico", comemora Francis. Ele, que já tocou em países como Londres, Paris, Montreal e Buenos Aires, faz seu concerto às 19h30, no Auditório Cussy de Almeida. 

O pianista foi solista da Orquesta Sinfónica de Cuenca, no Equador, e da Natchitoches-Northwestern Symphony, nos Estados Unidos, e participou de diversos festivais, além ser professor associado de piano na Northwestern State University, também nos EUA. 

Orquestra Matéria Prima./Foto divulgação


No mesmo local, também faz o seu concerto a Orquestra Matéria Prima, às 17h. O show contará com grandes sucessos da música mundial. "Como o conservatório é uma casa voltada para o erudito, nós pegamos a contramão para apresentar algo diferente. Por isso, vamos cantar músicas do Frank Sinatra, Coldplay, Beatles, Elvis Presley e outros cantores e bandas conhecidos", explica o diretor musical da orquestra, Maurício Cézar.

O grupo é formado por 11 integrantes e surgiu em 2009 com o desejo de apresentar aos amantes da música um repertório brasileiro e agradável, com uma formação mais tradicional da música erudita, mas com um repertório atual e popular. Representativos na cena musical da cidade, integram a orquestra Rafael Marques (Bandolim), Bozó (violão de sete cordas) - que já trabalharam em shows e gravações de artistas como Antônio Nóbrega, Biafra, Antúlio Madureira, Gonzaga Leal, entre outros. Também fazem parte da banda Adilson Bandeira (saxofone e clarinete), Maurício Cézar (direção musical e teclado), Roque Netto (trompete e flugehorn) Elci Silva (trombone), Mozart Ramos (flauta transversa), Marcos FM (baixo), Marco Túlio (pandeiro), Augusto Silva (bateria) e Arthur Phelipe (voz).

A programação do dia ainda conta com recitais de Davson Moura, na flauta doce, às 14h30, e de Fabrício Vieira, tocando trombone às 16h. Às 18h, o compositor, instrumentista e cantor pernambucano Ednardo Dali faz sua apresentação no Palco Para Todos. Todas as atrações são gratuitas e acontecem na sede do Conservatório Pernambucano de Música.

SERVIÇO
SEMANA DA MÚSICA DO CPM - De segunda a sexta-feira (20 a 24 de novembro), das 14h às 19h30, na sede do Conservatório Pernambucano de Música (Avenida João de Barros, 594, Santo Amaro). Entrada franca