Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Círculo do Coração implanta ação educativa


Foto Thamine Hatem




Com 21 anos de história em Pernambuco e 4 na Paraíba salvando vidas de recém nascidos e crianças com cardiopatias congênitas, o Círculo do Coração não para de se reinventar e ampliar sua área de atuação. Recentemente a ONG criou o projeto de arte educação Música e Sabores do Coração. A iniciativa conta com vídeo, cd e livro que utiliza a melodia de canções eruditas e cantigas de roda com letras de fácil entendimento que orientam sobre assuntos ligados à saúde.

Foto Thamine Hatem


À frente desse projeto a musicista e coordenadora do Projeto de Arte Educação, Kátia Sampaio que junto com Flávia Ferreira, Sônia Vonohr e Artur Lucas dão vida a essa iniciativa que vai ganhar um almanaque com histórias, novas canções e receitas saudáveis. Inclusive, o primeiro paciente do Círculo do Coração, Artur Lucas, é voluntário da ONG e assina toda a ilustração do livro e do almanaque ratificando a máxima de que um gesto de carinho cria uma onda sem fim. 


Kátia Sampaio, Artur Lucas, Flávia Ferreira e Sônia Vonohr/ Foto Thamine Hatem

O Círculo do Coração é apenas um dos pilares da Célula C que é um Holding dedicado às crianças com cardiopatias congênitas. Ainda integram esta iniciativa a Unidade de Cardiologia e Medicina Fetal (UCMF), responsável pela assistência especializada em cardiologia do feto ao adulto com cardiopatia congênita e o Caduceus que é o Centro de Estudo, Pesquisa e Educação continuada para profissionais da área de saúde responsável pela capacitação profissional.Como diz a filosofia do Círculo do Coração, onde há um desejo , há um caminho. Muito já foi feito mas, ainda há muito o que fazer. Competência, carinho, cuidado, conforto e capacitação não faltam.


SERVIÇO:

Círculo do Coração

Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco Recife- Brasil

Informações: 81. 3312.1555

Cia Karina Leiro inaugura projeto Noites Flamencas neste sábado (13)



Fotos Lane Hans

Um encontro para celebrar as culturas flamenca e espanhola, bem no centro do Recife. Essa é a proposta da Companhia de dança Karina Leiro, que realiza a primeira edição do projeto Noites Flamencas, na Escola de Dança Roberto Pereira (Av. João de Barros, 1311, Espinheiro). O encontro começa às 19h e a entrada custa R$10 reais.

Com quinze anos de carreira e há cinco em Pernambuco, Karina Leiro tem aproximado cada vez mais cultura andaluza do dia-a-dia local. Ela já assinou dois espetáculos flamencos no Recife: Soneto de Luna Clara, em 2013 e o Bailaora, em abril de 2015. O projeto Noites Flamencas é um passo à frente nessa empreitada. "Percebi que faltava esse espaço na agenda cultural, um evento aberto que não fosse apenas o espetáculo, mas onde os espectadores bailem junto e discutam flamenco conosco", afirma Karina Leiro. 



A riqueza do flamenco será apresentada em diversos bailes: desde a alegre Sevillana até as densas Farruca e Soleá por Bulería. "Ao final, todos poderão interagir conosco, seja com dança, música, poesia ou discussões", completa Karina Leiro. Para entrar no clima, quem desejar pode comparecer à noite flamenca com trajes a rigor: saias, boleros, babados e poás, sem deixar de lado a flor nos cabelos. Os homens também podem ir a caráter. 


O objetivo da Companhia Karina Leiro é tornar esse evento um projeto periódico, que será realizado todos os meses no Recife. Além disso, marca a apresentação Espaço Roberto Pereira no novo local onde os bailarinos realizarão ensaios e workshops.


SERVIÇO

NOITES FLAMENCAS

Local: Escola Roberto Pereira Dança de Salão (Av. João de Barros, 1311, loja 4, Galeria Sales, Espinheiro)

Hora: 19h

Data: 13/06/2015

Valor do ingresso: R$10 

Vendas e informações: Karina Leiro: (81) 93925252 / Rose Hans: (81) 86112595

Prefeito anuncia o São João do Recife 2015


Fotos/ Google Imagem

As manifestações culturais do período junino vão tomar conta da cidade no período de 11 a 30 de junho. Não vai faltar forró pé de serra, coco, ciranda e quadrilhas nos 64 Arraiais oficiais do São João do Recife 2015, que contará com cerca de 600 apresentações, com destaque para os trios pé de serra que farão mais de 100 delas e para as quadrilhas juninas responsáveis por outras 100 apresentações. Os detalhes da festa foram anunciados pelo prefeito Geraldo Julio, na tarde desta quarta-feira (10), acompanhado pela secretária de Cultura, Leda Alves; o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha; a secretária executiva de Turismo e Lazer, Ana Paula Vilaça; e o gerente de marketing da Ambev, Márcio Aguiar.



"O Recife vai ter um grande São João neste ano. São 600 apresentações espalhadas por toda a cidade. Mesmo diante das dificuldades que o país está passando, fizemos um esforço adicional, encontramos parcerias e vamos fazer essa festa que é muito importante para a economia e a cultura, para todos que trabalham, os artistas e para o povo que vai ter momentos de alegria e de felicidade em um ano duro como esse. Nós otimizamos os gastos, o período vai ser um pouco mais curto, mas vai ter festa na cidade inteira. Os artistas todos vão ter oportunidade de se apresentar e o povo vai ter 20 dias de festa em nossa cidade", afirmou o prefeito Geraldo Julio, que exaltou os homenageados do São João do Recife 2015: Genival Lacerda e as irmãs Baracho. "Essa homenagem é do povo para os artistas escolhidos. Estou muito feliz de vê-los homenageados nesse São João", disse.



"Agradeço de coração e estou felicíssimo por ser homenageado no São João do Recife", comemorou Genival Lacerda, emocionado. As irmãs Baracho também demonstraram alegria. "Estou muito orgulhosa, estamos muito satisfeitas. Meu pai, onde estiver, está muito feliz. Não podemos deixar a ciranda cair", celebrou Severina, mais conhecida como Biu. Ao lado da irmã Maria Dulce, ela tem mantido viva a tradição do pai, Antônio Baracho, considerado precursor da manifestação em Pernambuco. 



No São João do Recife 2015, serão três grandes Arraiais: Mestre Camarão, no Sítio Trindade; Antônio Baracho, na Praça do Arsenal; e Almira Castilho, no Pátio de São Pedro. A criançada também poderá se divertir nos três Arraiais infantis: Parque Dona Lindu, Parque Santana e Parque da Jaqueira. Além disso, a festa junina também tomará conta dos mercados públicos: Boa Vista, Cordeiro, Madalena, Afogados e Encruzilhada. O São João do Recife 2015 acontece ainda em outros 12 arraiais descentralizados e 39 arraiais comunitários. Dois arraiais funcionarão exclusivamente na festa de São Pedro: Rua da Moeda e Brasília Teimosa. 



"Praticamente 100% das apresentações do São João do Recife 2015 serão feitas por artistas da terra. Faz parte do nosso papel apoiar, incentivar e dar espaço aos nossos artistas", disse a secretária de Cultura, Leda Alves. O presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha, destacou que a programação no Sítio Trindade já começa neste sábado (13). "Também não podemos deixar de citar o Pátio de São Pedro, porque o ciclo junino vai até o Dia de São Pedro, 29. A Praça do Arsenal é um arraial tradicional, onde colocamos o pavilhão com toldo e piso para as pessoas dançarem. Também temos os polos descentralizados como Bomba do Hemetério, Nova Descoberta, Brasília Teimosa, Lagoa do Araçá. Fora isso, tem os 39 polos espalhados pela cidade, os polos infantis nos parques, os mercados. Todo mundo tem a chance de participar. O São João do Recife é muito grande, muito forte e a população gosta de participar", completou.


Nomes consagrados da nossa música vão passar pelos palcos do São João do Recife 2015. Petrúcio Amorim, Elba Ramalho, Maciel Melo, Trio Nordestino, Família Salustiano, Gennaro, Maria DaPaz, Anastácia, Terezinha do Acordeon, Glorinha do Coco, Lia de Itamaracá são alguns dos artistas que vão animar a festa junina dos recifenses. Os grandes homenageados da festa, claro, são presença garantida na programação junina: Genival Lacerda, com seu talento e irreverência, e as Irmãs Baracho, trazendo a tradicional ciranda.

A abertura oficial acontece com a 11ª Caminhada do Forró, nesta quinta-feira (11), no Bairro do Recife. Ed Carlos e a Forrovioca animam a concentração na Rua da Moeda, a partir das 17h30. Depois, às 19h, cerca de 100 sanfoneiros puxam o arrastão pelas ruas do bairro com destino à Praça do Arsenal da Marinha. Concluída a caminhada é a vez do público curtir os shows que acontecem no palco montado na praça, com a presença de Nando Cordel, Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Geraldinho Lins, Josildo Sá, Irah Caldeira, Nadia Maia, Terezinha do Acordeon, Beto Hortis, entre outros. 



Arraiais

No Sítio Trindade, em Casa Amarela, nosso principal arraial, a festa começa no dia de Santo Antônio, 13 de junho. Batizado com o nome de "Mestre Camarão" em homenagem ao sanfoneiro que nos deixou em abril deste ano, o Arraial tem três espaços: Palhoção das quadrilhas (que conta com arquibancadas), Sala de Reboco e o palco principal. Além das apresentações musicais, o Arraial Mestre Camarão será palco do Concurso de Quadrilhas Juninas, da Mostra de Quadrilha Infantis (ambos realizados pela Prefeitura) e da Mostra de Quadrilhas do SESC.

O Arraial Antônio Baracho, na Praça do Arsenal, Bairro do Recife, começa a funcionar no dia 19 de junho. Serão cinco noites de muito forró, com atrações diversas que se apresentam no local a partir das 19h. O Arraial do Pátio de São Pedro, no bairro de São José, que homenageará Almira Castilho, inicia suas atividades no dia 22 de junho com o Festival de Comida de Santo, a partir das 19h. A festança se estende até o dia 29, dia consagrado ao Santo que dá nome ao Pátio. 

Durante a apresentação, o concurso Eu Amo Minha Rua também foi detalhado pela secretária executiva de Turismo e Lazer, Ana Paula Vilaça. Para estimular os recifenses a celebrarem o Ciclo Junino com todas as cores, enfeites e tradições decorativas que a festa mais nordestina do calendário pede, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, prorrogou o prazo das inscrições para o concurso Eu Amo Minha Rua. A competição terá as inscrições encerradas no próximo domingo (14). As 10 primeiras colocadas serão premiadas com a apresentação de um trio de forró pé de serra. Além disso, a rua que ficar em primeiro lugar terá direito também a um show do forrozeiro Maciel Melo. Para participar, os interessados devem inscrever suas ruas, com fotos da decoração, na página www.euamominharua.com.br. No dia 17 de junho, serão divulgadas as 10 vencedoras e no dia 22 será anunciado o primeiro colocado no site do concurso.


Total de 64 Arraiais:

- Principais (3): Mestre Camarão (Sítio Trindade), Antonio Baracho (Praça do Arsenal), Almira Castilho (Pátio de São Pedro).

- Descentralizados (12): Coelhos, Santo Amaro 1, Santo Amaro 2, Campo Grande, Bomba do Hemetério, Nova Descoberta, Cordeiro, Várzea, Jardim São Paulo, Ibura (UR-2), Lagoa do Araçá e Praça de Boa Viagem.

- Infantis (3): Parque Dona Lindu, Parque Santana e Parque da Jaqueira.

- Mercados Públicos (5): Boa Vista, Cordeiro, Madalena, Afogados e Encruzilhada.

- Arraiais exclusivos de São Pedro (2): Rua da Moeda, Brasília Teimosa.

- Arraias comunitários (39): Joana Bezerra, Alto do Capitão, Arruda, Chão de Estrelas, Dois Unidos, Linha do Tiro, Peixinhos, Alto do Refúgio, Buracão, Buriti - Campo da União, Córrego da Fortuna, Córrego do Jenipapo, Córrego do Inácio, Guabiraba, Mangabeira, Ponto de Parada, Avenida do Forte, Cosme e Damião, Engenho do Meio, Roda de Fogo, Torre, UR-7, Areias, Barro, Bongi, San Martin, Totó, Brasília Teimosa, Ibura de Baixo, Imbiribeira, Ipsep, Jardim Monteverde, Jordão Baixo, Pina, UR-1, UR-4, UR-5 e Alto José Bonifácio.