Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Pilates na Contours para crianças e grávidas



Fotos/Google Imagem

Os benefícios do Pilates já são conhecidos assim como, a importância dessa e de qualquer outra atividade física para a saúde do corpo e da mente. Grávidas e crianças, não fogem à regra, e podem usufruir dessa prática desde que, liberadas ou indicadas pelo médico. E essa atividade física é completa, trabalhando de dentro para fora do corpo a força, tonificação e o alongamento tão importantes para o equilíbrio e bem estar.

A fisioterapeuta Susana Carvalho ministra aulas de Pilates para crianças, grávidas e mulheres de todas as idades na Contours, academia voltada, exclusivamente, para o público feminino, em Boa Viagem. A profissional segue em suas aulas o método de Joseph Pilates e tem, entre suas alunas grávidas e crianças. Ao longo da gestação a mulher sofre muitas mudanças tanto a nível físico como emocional. Aumento do peso e tensões musculares, mudança do centro de gravidade (que diminui a capacidade de equilíbrio), ansiedade, dores no corpo, diminuição da capacidade respiratória, entre outras são algumas das alterações físicas sentidas pela futura mamãe. A prática do Pilates deverá diminuir ou cessar essas dificuldades de modo seguro e controlado para que a mãe consiga realizar suas atividades diárias com mais conforto, segurança e tranquilidade.

De acordo com Susana, as grávidas aderem a prática após o terceiro mês de gestação e mediante a liberação do obstetra que a acompanha. Nas aulas são trabalhadas a musculatura pélvica, os membros superiores e inferiores, a panturilha para evitar edemas, além da força, flexibilidade e respiração. Uma aluna grávida pode ter aulas tranquilamente com outras alunas da terceira idade ou não. “ O que diferencia é o tipo e a intensidade dos exercícios aliados a cuidados específicos como evitar exercícios que priorizem o equilíbrio ou que aumentem o risco de queda além de atividades abdominais com flexão de tronco, ou de barriga pra baixo, para não comprimir o feto”, ressalta a profissional. Exercícios que aumentem a pressão arterial e que ultrapassem 120 batimentos/minuto são evitados. 

Nas grávidas, de acordo com a profissional, todo o corpo é trabalhado dando ênfase a força nos membros inferiores para evitar dores no joelho em função do ganho de peso e dificuldade ao sentar e levantar, ao ir ao banheiro ou para a cama, diminuindo o risco de queda. “O alongamento e fortalecimento das pernas (panturrilhas) melhora a circulação e diminui os desconfortos e possibilidade de aumento de varizes. O alongamento e fortalecimento das costas diminui as dores na lombar. Os próprios exercícios de pernas e de braços aliados a respiração própria do Pilates, fortalecem também o abdômen para ajudar nessa sustentação da barriga, na contração do abdômen para ajudar a saída do feto em caso de parto normal e para que o abdômen volte mais rapidamente a sua posição inicial após o parto. “ Tenho aluna que já está chegando no 9º mês e está super tranquila nas aulas, enfatiza Susana.



No caso das crianças é diferente, os pequenos só dividem espaço com crianças por que a profissional tem que usar nas aulas artifícios lúdicos e o foco não é corrigir a postura e sim ensinar a postura correta. Crianças a partir dos 7 anos podem iniciar na prática. Entre as alunas de Susana existe uma que possui encurtamento do Tendão de Aquiles nas duas pernas e anda na ponta dos pés. Por recomendação médica começou a praticar Pilates e hoje já comemora importantes avanços como conseguir se agachar. “ É gratificante acompanhar dia a dia a melhora dela. As fotos do antes e depois são impressionantes”, comemora. 

Em cerca de uma hora, em turmas de no máximo quatro alunos, os resultados vem rápido. De um modo geral, na primeira aula a aluna já se sente melhor, com diminuições de desconforto, melhor postura e respiração. Mas benefícios visíveis, normalmente, só a partir da 10 aula. Claro que isso varia de acordo com a frequência da aluna, no mínimo 2 vezes por semana, e dependendo das condições físicas que ela apresente ao iniciar a prática. Esperando o que para começar?

SERVIÇO:

Academia Contours

Rua Professor Mário de Castro,295,Boa Viagem

Informações: 81. 3343-3811