Pesquisar este blog

domingo, 25 de janeiro de 2015

Dr. Walter França comanda nesta segunda(26), reunião da obesidade

Dr. Walter França/ Foto Adriana Ximenes


Qualidade de vida, esse é o objetivo de quem procura uma cirurgia bariátrica. Recentes estudos realizados por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), constataram que a cirurgia bariátrica reverte o desenvolvimento do mal de Alzheimer. Adultos obesos tem até 35% mais chances de desenvolver a doença pois a obesidade altera a atividade em uma área do cérebro chamada giro angulado posterior. Pacientes operados conseguiram reverter o desenvolvimento da doença. Com cerca de 3 mil cirurgias no currículo, o cirurgião bariátrico Walter França comanda na próxima segunda-feira(26 de janeiro), às 19h, no 7ºandar, do anexo 3, do Hospital Esperança, na Ilha do Leite, a Reunião Multidisciplinar da Obesidade. O evento gratuito visa esclarecer dúvidas dos pacientes sobre o procedimento bem como das doenças correlatas ao excesso de peso. A iniciativa conta também com a participação de psicóloga e nutricionista que integram a equipe do cirurgião e ministram palestras no evento.




Para um paciente se submeter a uma cirurgia de redução do estômago é necessário ter Índice de Massa Corpórea (IMC) entre 35 e 40 e carregar consigo, além de muitos quilos a mais, vários problemas acarretados pelo excesso de peso. Antes do paciente entrar no bloco cirúrgico ele deve passar por uma bateria de exames e ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga e nutricionista. " É preciso haver uma consciência do paciente que ele vai precisar mudar hábitos. Aprender a se alimentar corretamente, sem excessos e colocar a atividade física na sua rotina", salienta o profissional.



Entre as doenças relacionadas à obesidade (comorbidades) estão os problemas cardiovasculares, câncer, depressão, hérnias, diabetes II, dermatites e dislipidemia ( alteração do colesterol). Apnéia do sono, incontinência urinária,disfunções hormonais e erétil nos homens, doenças articulares, apnéia do sono, doença do refluxo entre outros problemas, acometem grande números de obesos.



De acordo com o cirurgião Walter França, como qualquer outra cirurgia, a bariátrica tem riscos, mas as doenças relacionadas ao excesso de peso, matam muito mais. " O risco de óbito numa cirurgia bariátrica é de 0,3, já a obesidade mata 10 vezes mais", relata o profissional. O método mais utilizado no mundo atualmente é o Bypass intestinal de Forbi Capella. " Nessa intervenção cirúrgica a média de perda de peso do paciente, oscila entre 40%, mas pode variar entre 25% e 55%", relata.







SERVIÇO:

Cirurgião Bariátrico Walter França

Fone: (81) 3423.9796/ 3423.9772