Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Mulheres também sofrem com a perda de cabelos

Clínica de transplante capilar no Recife cria dia especial para o atendimento feminino/Foto Google Imagem


As mulheres também sofrem com a perda dos fios, embora o número de casos seja ainda seja muito inferior em comparação aos homens. A calvície feminina ocorre de forma diferente, no entanto, o impacto psicológico, às vezes, pode ser bem maior, gerando até quadros depressivos.

De acordo com o cirurgião plástico pernambucano e especialista em transplante capilar, Mário Rodrigues, o número de mulheres em busca desse tipo de cirurgia vem crescendo bastante nos últimos anos. Só em sua clínica de cirurgia plástica e transplante capilar, situada na Ilha do Leite, onde os atendimentos, em sua grande maioria, eram voltados aos homens, a clientela feminina já representa cerca de 10% dos pacientes. 

Dr. Mário Rodrigues/Foto Varela
“As mulheres não medem esforços para restaurar os cabelos perdidos, seja por genética, que vem aumentando gradativamente, seja por sequelas de tratamentos capilares mal sucedidos tais como os tratamentos químicos realizados nos salões de beleza por profissionais pouco qualificados ou ainda sequelas de cirurgias e queimaduras”, explica o especialista. 

Ainda segundo Mário Rodrigues, existem dermatites e doenças autoimunes que podem provocar a queda de cabelos nas mulheres. “Alguns casos podem ser bem graves e desgastantes. Nem todas as mulheres têm indicação cirúrgica. Por isso, o acompanhamento junto ao dermatologista é de suma importância”, alerta.

Para atender exclusivamente aos casos de pacientes do sexo feminino, a Clínica Mario Rodrigues de Transplante Capilar e Cirurgia Plástica criou um dia específico para elas. A partir do dia 09 de agosto, todo sábado pela manhã será dia de atendimento exclusivo às mulheres.

Mário Rodrigues ressalta que, nos últimos anos, as técnicas de transplante capilar evoluíram bastante, resultando em procedimentos altamente precisos. Uma dessas inovações, segundo ele, se deu com a chegada dos microscópios estereotáxicos (ou tridimensionais), que possibilitaram o implante de cabelos com a maior naturalidade de resultado possível. Paralelamente, o uso de agulhas específicas cada vez mais finas também contribuem para incrementar o resultado final. 

Transplante capilar - No Transplante da Unidade Folicular (FUT), técnica mais tradicional, se retira com anestesia local uma faixa de cabelo da região da nuca, onde os cabelos são mais fortes e tendem a durar toda a vida, que fornecerá aproximadamente de 8 a 10 mil fios. Estes serão dissecados um a um em microscópios tridimensionais por 4 técnicos especializados e posteriormente trazidos para cobrir a área calva. 

Para o procedimento cirúrgico, são utilizadas agulhas bem finas (de 0,8 a 1,0 mm de espessura) para garantir um resultado mais natural e duradouro, evitando assim, os famigerados “cabelos de boneca” do passado, que ocorriam quando não se havia esses cuidados. Tudo isso é realizado com anestesia local, o paciente fica dormindo e pode receber alta hospitalar no mesmo dia. “Para uma cirurgia como essa que pode durar mais de 8 horas é necessário treinamento especializado e a equipe de técnicos precisa atuar com microscópios tridimensionais”, ressalta. 

A Clínica Mário Rodrigues de Transplante Capilar e Cirurgia Plástica conta com uma equipe especializada e experiente, além de instalações com tecnologia de ponta. As cirurgias plásticas e reparadoras em geral, além das cirurgias de implante capilar, são realizadas semanalmente em unidades hospitalares.

SERVIÇO:
Clínica Mário Rodrigues de Transplante Capilar e Cirurgia Plástica
Rua Paissandú, 667, sala 57, Ilha do Leite/Recife – PE
Telefones: 81| 3223.3183/ 8899-0779