Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Evento arrecada cabelos para pacientes com câncer

Abril pro Corte acontece neste domingo (27), das 10h às 17h, no Parque Dona Lindu e oferecerá serviços gratuitos de cortes de cabelos para população/Foto Alberto



Pacientes com câncer e moradores do Recife e cidades vizinhas, que perderam seus cabelos por causa da quimioterapia, poderão contar com a uma ajuda psicológica a mais no tratamento. É que neste domingo (27), das 10h às 17h, no Parque Dona Lindu, acontece a primeira edição do Abril pro Corte, que reunirá 60 profissionais de beleza do Estado e colaboradores, em prol de uma campanha para arrecadar cabelo humano. Além disso, as pessoas que frequentarem o parque também poderão cortar os cabelos gratuitamente.

De acordo com o coordenador e idealizador do evento, o visagista e cabeleireiro Walber Marinho a meta é receber em doações mais de 200 metros de cabelos e atender a um público superior a 200 pessoas. Não é necessário fazer inscrição. O acesso ao serviço gratuito será feito na hora e por ordem de chegada. A iniciativa conta com apoio do Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP), Senac, Hair Fly, GuaraMix e do próprio Parque Dona Lindu.

"Nosso principal objetivo é estimular as doações e chamar a atenção da população para a questão da solidariedade. Uma ação como essa pode contribuir para a recuperação de muitos pacientes, ajudando a elevar a autoestima deles que passam por um tratamento tão doloroso", explica Walber Marinho, que pretende realizar outras edições semelhantes do evento.

O Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP) mantém uma campanha permanente para receber cabelos, próteses mamárias, lenços, chapéus e outros tipos de doações. Segundo a presidente da rede feminina de combate ao Câncer em Pernambuco, Maria da Paz que também atua como voluntária no HCP o ideal é que as pessoas doem, no mínimo de 15 a 17 cm de cabelos. "Essa medida é importante para o processo de confecção das perucas, já que alguns centímetros são perdidos quando os fios são inseridos na tela. E quanto mais seguros eles estiverem, mais prolongado será o tempo de uso da peruca", garante.

Maria da Paz adianta que na próxima semana haverá uma oficina de confecção de perucas realizada pelas voluntárias do Hospital do Câncer, com apoio da professora Cylene Dahmen. Todo material recebido no evento deste domingo (27) será pesado e registrado no HCP. As doações de cabelos com química e mechas também serão aceitas. "No caso destas, as perucas depois de prontas ganharão um novo processo de pintura para que a tonalidade dos fios fique uniforme", explica.

Ainda de acordo com Maria da Paz são necessários uma média de 12 metros de cabelos para se formar uma peruca completa ou cerca de 400 a 450 gramas de fios capilares para garantir a perfeição e a boa qualidade do material. "Um dos fatos que tem nos surpreendido é a quantidade de homens que estão cortando e doando seus cabelos para as nossas campanhas", lembra. A faixa de preço de uma peruca no mercado chega a custar até R$ 1.500,00.

Para o mês de maio, quando se comemora o Dia das Mães, o Hospital do Câncer de Pernambuco já programa outras ações para receber doações de cabelos. Uma delas será no Plaza Shopping, em Casa Forte. Quem quiser participar das ações solidárias ou fazer doações a qualquer tempo pode entrar em contato com as voluntárias do HCP pelo telefone: 81. 3217.8236 ou através do facebook no endereço www.facebook.com/pages/Rede-Feminina-Estadual-de-Combate-ao-Câncer-de-Pernambuco.


SERVIÇO:
Abril pro Corte
Quando: 27 de abril
Local: Parque Dona Lindu, das 10h às 17h
Acesso gratuito
Informações: (81) 3217.8236