Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Especialistas dão dicas para brincar o Carnaval com conforto nos pés e cuidados com o corpo e a pele

Folia exige cuidados com o corpo e também com os pés para não prejudicar a saúde/Foto Divulgação




O Carnaval é uma das festas populares mais aguardadas do ano. Tem gente que se prepara com muita antecedência e arruma a fantasia, a maquiagem, os acessórios. Mas para aproveitar a folia e chegar bem na quarta-feira de cinzas é necessário também atenção e alguns cuidados básicos com o corpo e com os pés. Roupas leves, hidratação e sapatos confortáveis ajudam o folião a frevar e curtir o período momesco sem prejudicar a saúde. 

A escolha de um calçado confortável é importantíssima, já que a pressão que os pés sofrem nesse período pode causar lesões e ferimentos. "Os sapatos apertados podem provocar bolhas e unhas encravadas", explica a podóloga Taciana de Oliveira, da Clínica Dr. Piede, em Boa Viagem. O melhor é optar por aquele que já tenha sido usado. Se o bloco for na rua, use um calçado fechado para proteger de materiais que possam machucar, como pedaços de vidro, pedras ou objetos pontiagudos. Ao chegar em casa, é bom colocá-lo numa área ventilada para secar na sombra, evitando os odores desagradáveis. 

Outro cuidado é cortar as unhas da forma correta. Elas não devem ficar muito curtas e as cutículas não ser retiradas totalmente. Para quem vai passar o Carnaval na praia, a recomendação é fazer uma hidratação com cremes específicos para manter os pés protegidos. Isso evita o ressecamento e o surgimento de rachaduras. "O protetor solar não pode ser esquecido e deve ser passado também nos pés. Ele vai proteger das queimaduras de sol." E, se houver algum problema mais sério, o ideal é procurar um serviço especializado em podologia para não ficar com sequelas. 

Foto/Divulgação
A fisioterapeuta Bruna Cabral, da rede de clínicas Slim Medicina Estética, ensina outros cuidados com o corpo. Segundo ela, é fundamental se proteger do sol, passando o filtro solar no corpo e usando chapéu e óculos escuros. Para se hidratar, os foliões devem tomar bastante líquido. Afinal de contas, é preciso estar preparado para subir e descer ladeiras, pular atrás dos blocos e brincar no meio da multidão. 

As roupas devem ser leves, de algodão, fresquinhas e confortáveis. "As peças não devem estar apertadas para não prender a circulação, dificultando o retorno venoso. No final do dia, o folião pode apresentar os pés inchados e dores nas pernas", orienta a especialista. 

Antes de sair de casa, a fisioterapeuta recomenda fazer alongamento para evitar lesões. "O músculo não alongado fica mais suscetível a ruptura ou estiramento. É interessante alongar os músculos da coxa anterior, posterior e coluna, principalmente aqueles que não fazem atividade física", explica a especialista. 

Ela dá dicas também de cuidados com a pele, para evitar queimaduras e manchas. "O ideal é usar um bom filtro solar, que tenha proteção UVA e UVB ao mesmo tempo, para evitar o câncer de pele. Reaplique esse filtro a cada três horas". E pra finalizar, ela recomendação bastante água e água de coco, principalmente se tomar bebidas alcoólicas, que causam maior desidratação. "Durante o dia, também pode molhar o rosto e o corpo para baixar um pouco a temperatura corporal, que fica muito alta no meio da multidão." 

SERVIÇO: 
Clínica Dr. Piede 
Rua Capitão Zuzinha, 22, loja 08, Galeria Setúbal Center, Boa Viagem, Recife 
Telefone: (81) 3461.2863 


Clinicas Slim-Medicina Estética 


Unidade Boa Viagem:
Rua Amaro Albino Pimentel, 171, Boa Viagem, Recife.

Telefone: (81) 3033.3366
Unidade Aflitos:
Rua Carneiro Vilela, 619, Aflitos, Recife.

Telefone: (81) 3204.8200