Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Abertura do Congresso Nacional Procuradores de Estado e DF 2013, em Porto de Galinhas

Os procuradores Frederico Carvalho, Thiago Norões e Marcello Terto sào os anfitriões do encontro/Foto Thiago Medeiros
Tatiana Marques à frente da organização do Congresso/Foto Thiago Medeiros - Estúdio Casa Forte




Começou nesta terça-feira (15), em ritmo de frevo e com direito a passistas e boneco gigante o 39º Congresso Nacional dos Procuradores de Estado, no Summerville Beach Resort, em Porto de Galinhas. Na cerimônia de abertura, a cantora lírica Amarilis de Rebuá presenteou o publico cantando o hino nacional e as Bachianas Brasileiras de Heitor Villa Lobos.O presidente da Associação Nacional dos Procuradores de Estado (Anape), Marcello Terto abriu o evento falando sobre importância da função dos procuradores e seu papel de defensor da legalidade, ressaltando que a advocacia pública deu forma orgânica de estruturação das carreiras responsáveis pela orientação jurídica e representação judicial dos entes públicos. O encontro segue até a próxima sexta-feira (18).

Ele também lembrou nossa Constituição Cidadã de 1988, que comemora ¼ século, fruto da sociedade mobilizada nos movimentos das Diretas Já, tema central das discussões. Além do presidente da Anape, discursaram o presidente da Associação dos Procuradores de Pernambuco (APPE), Frederico Carvalho, o Procurador Geral do Estado, Thiago Norões, que representou o governador Eduardo Campos, salientou que Pernambuco vem implementando uma gestão que favorece as carreiras públicas e vive um momento alto astral entre outros juristas e autoridades de todo país. 

Nesta quarta-feira (16), começam a apresentação das teses trazidas pelos procuradores de diversos Estados. Este ano, o encontro teve um número recorde de 76 teses inscritas para exame de admissão.

Também serão realizadas as reuniões do Colégio Nacional dos Procuradores Gerais, corregedores gerais, chefes dos Centros de Estudos, Conselho Deliberativo da Associação Nacional dos Procuradores de Estado (Anape) e das chefias da Procuradoria Consultiva, das Procuradorias da Fazenda e do Contencioso, planejamento estratégico e Assembleia Geral da Associação Nacional dos Procuradores de Estado (Anape). 

Logo mais às 18h, o jurista e professor da UFPE, José Souto Maior Borges faz palestra sobre "O STF e as manifestações de ruas: ação penal 470". Logo após, haverá coquetel em tributo a Domiguinhos. Na sexta-feira (18), o encerramento do congresso contará com palestras do governador Eduardo Campos e do Ministro do STF, Luis Roberto Barroso, além de jantar de confraternização e show artístico com o cantor Alceu Valença.