Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Aumenta a população de obesos

A maneira ocidental de se alimentar e a falta de atividades físicas faz crescer o número de obesos. Aumento de peso atinge crianças e adultos/Foto Divulgação




Tramita na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, projeto do senador Paulo Paim (PT-RS), com o objetivo de combater a obesidade infantil. O Senado aprovou no último dia 14 de agosto, projeto que proíbe as cantinas escolares de vender alimentos com baixo valor nutricional ou ricos em gordura e sódio. O projeto foi aprovado em caráter terminativo pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado e segue diretamente para a votação na Câmara, se não houver recurso para a análise no plenário da casa. Os estabelecimentos que não obedecerem as novas regras terão o licenciamento e a renovação dos alvarás suspensos.

Mesmo com a preocupação atual da população com a alimentação saudável e a prática de atividades físicas, a ocidentalização no modo de se alimentar "imposta" pela vida corrida e pelos fast foods juntamente com a automação, fruto da modernidade, tem como consequência o aumento da população de obesos. O cirurgião bariátrico pernambucano Walter França, com 2.800 cirurgias da obesidade no currículo, ressalta que 52% da população brasileira está acima do peso, 30% é obesa e 15% são crianças.

O percentual de gordinhos vem crescendo no mundo todo e a conta é simples. Se você ingere muitas calorias e não queima, você engorda. E, o excesso de peso é "democrático" atinge do mesmo modo homens e mulheres mas, o público feminino, é maioria nos consultórios médicos à procura da cirurgia bariátrica. "A vaidade fala mais alto. Mas a indicação da cirurgia bariática vai muito além da questão estética. O paciente que possui índice de Massa Corpóreo (IMC) superior a 40, tem obesidade mórbida, e com este diagnóstico, ele apresenta inúmeros outros problemas correlatos. Diabetes, questões psicológicas, disfunção erétil nos homens, infertilidade, gordura no fígado, apnéia do sono, refluxo, entre outros, são alguns dos problemas apresentados pelos obesos mórbidos", ressalta França.

A cirurgia bariátrica tem uma função que vai muito além da perda de peso. O objetivo dessa intervenção é devolver ao paciente além da saúde física a autoestima. " Depois de operado o paciente deixa de se alimentar como um glutão e aprende a saborear o alimento, a ter " modos franceses" na hora de se alimentar", enfatizaq o profissional.

A cirurgia da obesidade é um sucesso. De acordo com Walter França, 50% dos pacientes operados mantém o peso. Quarenta tem um reganho de 5% a 20% e apenas 10% dos operados recuperam quase todos os quilos que perderam. A mortalidade nesta cirurgia é mínima. Cerca de 0,3%. Pessoas com IMC acima de 35 e com doenças correlatas ao excesso de peso também podem se submeter a cirurgia.

Turquia - O cirurgião bariátrico Walter França está na Turquia para participar do 18º Congresso Mundial de Cirurgia da Obesidade e Doença Metabólica, em Istambul, que reúne os maiores nomes mundiais nesta área. Vai se inteirar, durante quatro dias, das novidades em conferências e fóruns sobre a cirurgia da obesidade.


SERVIÇO
Clinica Dr. Walter França
Telefones: (81)3423.9272 |3423.9796