Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

VIII Aldeia do Velho Chico na reta final com atrações nacionais e regionais

Zé Manoel  se apresenta no Sesc Petrolina/Foto Divulgação 

 

 

Na quinta-feira às 16h, a Cia Biruta, de Petrolina apresenta na Praça Dom Malan a peça infantil, as Histórias de Cascudo. Tudo acontece em torno de uma trupe de atores, que sai de cidade em cidade, a contar histórias que nunca se gastam. O encontro seguinte acontece às 20h no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro. Pela primeira vez na região, a poeta, escritora e cantora capixaba, Elisa Lucinda promete um momento bastante especial, onde não vai faltar autógrafos, recital, livros e até um pouco de teatro, uma vez que Elisa Lucinda também é professora universitária e atriz, com passagens pelas novelas Mulheres Apaixonadas e Páginas da Vida, ambas de Manoel Carlos, exibidas na Rede Globo. Às 21h30 no Sesc Petrolina, o público vai receber Zé Manoel. Um dos novos nomes da cena nordestina com um repertório autoral, que traduz trajetórias e vivências em poesia e lirismo, embalados por ritmos genuinamente brasileiros e um sotaque deliciosamente pernambucano.

 

Sexta teatral e musical - Nesta sexta-feira (17), penúltimo dia do festival, cruzando com o Palco Giratório – projeto nacional do Sesc, a praça Dom Malan vai receber às 16h uma montagem da Brava Companhia, de São Paulo: Este Lado para Cima. Questionando o mundo das imagens, aparências e da espetacularização da vida, os atores abusam do humor e da ironia para desfilar uma série de questionamentos, provocações e críticas ao capitalismo. Na seqüência, a companhia Território Sirius Teatro, de Salvador-BA apresenta às 20h no Sesc Petrolina a peça teatral, Seu Bonfim. Contando a história de um velho e errante homem do sertão, o espetáculo narra com muito humor e questionamentos o drama humano enraizado numa cultura sertaneja – nordestina – brasileira.

Depois de conferir o teatro, todos serão convidados a um verdadeiro banquete musical com a cantora recifense Sonia Santana. Às 21h30, ela desembarca na Aldeia com sua rebeca e percussão, apresentando o show, A Cântaros, um jogo conceitual e sonoro, que mistura coco, ciranda e maracatu ao toque do amor e de muitas outras possibilidades. Certamente um preparativo, e tanto, para o último dia da Aldeia, que vem com o tão esperado Virarte a as suas múltiplas linguagens – começando às 16h do sábado (18), até às 04h30 do dia seguinte, ininterruptamente. Todas as atrações são gratuitas, exceto os espetáculos no Centro de Cultura João Gilberto, e os shows de Zé Manoel e Sonia Guimarães, onde serão cobrados R$ 5,00 por atração.

 

Da Assessoria de Imprensa/CLAS Comunicação & Marketing

Recife D'Agosto recebe chefs para intercâmbio gastronômico

A chef Angela Sicilia entre os profissionais que virão  passar três dias na cidade conhecendo nossa gastronomia para elaborar menu com elementos locais

 

Tem início na próxima segunda-feira (20/08) o Recife D’Agosto, que vai proporcionar um intercâmbio cultural-gastronômico entre chefs brasileiros renomados e a culinária pernambucana. Entre os dias 20 e 22 de agosto e 27 e 29 de agosto, profissionais de quatro cidades do Brasil vão passar três dias no Recife, conhecendo a beleza da cidade e degustando a gastronomia local. Ao final da visita, os chefs terão de elaborar um prato exclusivo baseado nas suas percepções sobre nossa cultura e gastronomia.

Os primeiros a chegar serão Beto Madalosso, do Forneria Copacabana (Curitiba), e Vitor Gomes, do Ponto G Gastronomia (Florianópolis), ambos no dia 20/08, seguidos de Diego Koppe, do Restaurante Babel (Brasília) e de Angela Sicilia, do Famiglia Sicilia (Belém), no dia 27/08. Na programação, visita aos pontos turísticos do Recife, compras em mercados locais tradicionais e a elaboração de um menu que represente a visão deles sobre a cidade e a culinária Pernambucana. Os convidados terão a colaboração de estudantes de cursos de hotelaria e gastronomia para quem vão dar palestras.

Para Valter Jarocki, diretor executivo da Abrasel-PE, o Recife D’Agosto é uma oportunidade única de conhecimento e valorização da atividade gastronômica em Pernambuco. “A vinda dos chefs é importante em função do intercâmbio, da troca de culturas. Além de preparar um menu com produtos da terra dentro da visão do próprio chef e levar para a sua cidade natal, esse profissional vai poder interagir com os alunos de gastronomia das nossas faculdades. São ações importantes de compartilhamento de conhecimento”, observa.

Ao final do intercâmbio, o menu exclusivo será apresentado para convidados nos dias 21 e 28 de agosto no Leite, restaurante mais antigo em funcionamento do País, com 130 anos de história. Além do jantar, os chefs participantes vão levar incluir os pratos apresentados no menu dos seus restaurantes, em suas cidades natais, divulgando, assim, a riqueza dos elementos da gastronomia da cidade.  

O Recife D’Agosto está em sua segunda edição e é um projeto da Abrasel-PE juntamente com a Prefeitura da Cidade Recife. Apóiam o evento a Secretaria de Turismo do Recife (Setur), a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), a Fundação Gilberto Freyre, o Sebrae e o Senac.

 

 

Sobre os chefs

 

Beto Madalosso – Fornecia Copacabana - Nascido em 1978 em uma família que já atuava em restaurantes, Beto Madalosso descobriu cedo a paixão pela gastronomia. Sua vida profissional começou aos 16 anos na Cantina Famiglia Fadanelli, restaurante da família inaugurado em 1992. Formado em Administração de Empresas, o chef atuou como cozinheiro por alguns meses em um restaurante de Nova York, e após esse período fez pós-graduação em Economia e um curso de Chef de Cuisine em Curitiba (PR). Beto ainda chefiou a cozinha do Famiglia Fadanelli por dois anos e, em abril de 2011, abriu o seu próprio restaurante, a Forneria Copacabana, em Curitiba.

 

Vitor Gomes - Ponto G Gastronomia - Natural de Florianópolis, o chef Vitor Gomes trabalha no ramo da gastronomia desde os 17 anos de idade. Eleito três vezes consecutivas Chef do Ano pelo júri do guia Veja Santa Catarina, o profissional possui grande experiência profissional, cursos e estágios nos conceituados Lycée Hôtelier de Saint-Quentin, em Yvelines, Chez Le Nôtre, no Hotel Restaurante Le Yachtman, além do famoso Le Divellec, em Paris. Atualmente o chef comanda o seu próprio espaço – o Ponto G Gastronomia – em Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis, enaltecendo as nuances do terroir de Santa Catarina.

 

Diego Tonietto Koppe – Restaurante Babel - Nasceu em 1983 em Brasília, onde realizou graduação em Administração Hoteleira. Além disso, o chef fez diversos cursos de capacitação na área gastronômica, a exemplo de culinária francesa, culinária internacional e enogastronomia italiana.  Seu contato com a gastronomia começou aos 12 anos, durante um curso de culinária francesa básica com a chef Geovana Gastal. Após seis anos de aulas, a chef chamou o jovem para ajudar nas aulas e no Buffet de propriedade dela. Somando esse a outros trabalhos em restaurantes e hotel, o desejo de ter o próprio estabelecimento se intensificou. Desde 2011, Diego comanda seu próprio restaurante, o Babel.

 

 

Ângela Sicilia – Famiglia Sicília - Filha de italiano com uma mineira, Ângela descobriu a paixão pela gastronomia italiana com seu pai, o Giuseppe, com quem aprendeu a fazer as primeiras lasanhas, parmegianas e pomodoros. Junto ao irmão Fábio Sicilia, a chef herdou da família o restaurante que levava o nome do pai e foi recentemente rebatizado pelos irmãos. Foi assim que surgiu o Famiglia Sicília, que tem um ambiente requintado e aconchegante, onde os clientes podem desfrutar da boa gastronomia. O estabelecimento conquistou pela sexta vez o prêmio do melhor restaurante italiano de Belém, pela Veja Belém 2011 / 2012.

 

Serviço

Recife D’Agosto

20 a 22 e 27 a 29 de agosto

 

 

Da Assessoria de Imprensa