Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de agosto de 2012

VIII Aldeia do Velho Chico prossegue com mais atrações culturais

O Sonho de Circo é uma das atrações desta quarta (08)/Foto divulgação

 

 

Movimentando o Vale do São Francisco desde o último dia 03, e prometendo muitas atrações artísticas até o próximo dia 18, a VIII Aldeia do Velho Chico - Festival de Artes do Vale do São Francisco, realizada pelo Sesc Petrolina,prossegue nesta terça, quarta e quinta–feiras, com uma vasta programação em vários bairros de Petrolina, nas dependências do Sesc, Praça Dom Malan e no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro - BA.

Na terça-feira (07), os alunos da escola Joaquim André, no bairro José e Maria, participam às 8h, da Mostra de Arte Itinerante com o grupo juazeirense de dança de rua, Hip Hop. A partir das 10h, as atenções se voltam para a Biblioteca do Sesc, com o Coletivo Passarinho apresentando, em parceria com a Trup Errante, Histórias Encontadas: Sarapopéia, um divertido encontro, onde os textos prometem virar cenas e poemas cantados num ambiente lúdico de crianças, artistas e livros.

De volta aos bairros, a Mostra de Arte Itinerante desembarca com a Cia de Dança do Sesc Petrolina às 14h na Escola Jesuíno Antonio D’Ávila, no João de Deus para apresentar o espetáculo de dança Bailantes, Brincantes, Dançantes. Uma homenagem aos folguedos populares, a exemplo do Reisado e Cavalo Marinho. Cruzando as águas do Velho Chico, a Aldeia inaugura às 18h, no Centro de Cultura João Gilberto a exposição 18X2, do grupo Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco. Um agradável e instigante passeio por 50 imagens produzidas pelas lentes de 47 fotógrafos, que retratam o estilo de vida, as tradições, a natureza e a cultura da região.

Às 19h, duas opções também vão garantir um início de noite bastante promissor. No Salão do Sesc, a pedida é uma atração musical vinda de Ponta-Porã – MS: Dino Rocha e grupo. A apresentação faz parte do projeto Sonora Brasil - o maior projeto de circulação musical do país, e traz como tema os Sotaques do Fole. Na Cohab VI, os presentes poderão conferir a mostra Curta PIBID, apresentando curtas-metragens produzidos por bolsistas do curso de Artes Visuais da Univasf a partir de temas como o Samba de Véio da Ilha do Massangano e o projeto Maracatujaba. E na sequência, o espetáculo de dança Bailantes, Brincantes, Dançantes. Fechando o leque da terça-feira, o Centro de Cultura João Gilberto apresenta às 20h o espetáculo teatral, Capitães de Areia, com a Cia 1º Ato de Juazeiro - BA.

 

Quarta-feira (08)

A primeira atração desta quarta-feira (08) é o Intercâmbio de Grupos, que faz parte do projeto nacional do Sesc, Palco Giratório e vai ocupar o Salão do Sesc às 9h, com uma aula coletiva envolvendo as companhias de Dança do Sesc Petrolina e a Cia Druw de São Paulo. Após a troca de informações e experiências de palco, a Aldeia segue para o bairro Rio Corrente, onde às 14h apresenta na Escola jornalista João Ferreira Gomes, o espetáculo de dança popular Do Terreiro de Salu, com a Cia Balançarte. Às 16h, a proposta literária Traçando Ideias vai debater o tema Artista Cidadão Comum com o poeta Virgilio Siqueira e a professora Claudete Galvão. O encontro vai ser na biblioteca do Sesc. Depois, todos serão convidados para o lançamento do livro, Cânticos de Sol e Chuva – Auto de Natal na Caatinga, do poeta Virgilio Siqueira, e às 18h, no Salão, para o show Cânticos de Sol e de Chuva, com Davi Siqueira e Zélia Grajaú.

Enquanto isso, às 19h, na Cohab VI a carreta do TeatroSesc vai exibir a Mostra Vale Curtas, destacando cinco curtas metragens, entre eles, alguns premiados na edição 2012 do Festival Vale Curtas, realizado em Petrolina, e do Ponto de Cultura Cine Raízes. Depois, a companhia Trupe Circus da Escola Pernambucana de Circo, de Recife - PE, apresenta a trama Sonho do Circo, onde os palhaços Sú e Supisco prometem encantar a plateia com as mais diversas habilidades mágicas da arte circense. A programação da quarta termina com o espetáculo Divinas, apresentado no Centro de Cultura João Gilberto, às 20h, pelo grupo Duas Companhias, de Recife – PE. Três contadoras de histórias, as palhaças Uruba, Bandeira e Zanoia, atravessam tempos e geografias “de um sertão que se alastra até o mar”, na busca dos sonhos.

 

Quinta-feira (09)

A escola Paulo Freire, no bairro São Gonçalo, começa o movimento nesta quinta-feira (09) às 14h. A Aldeia chega com a Mostra de Arte Itinerante através do grupo Maracatujaba. Depois, todos os caminhos levam ao Sesc – na biblioteca acontece, às 15h, os Pensamentos Giratórios com as Cia de dança do Sesc Petrolina e Cia Druw de São Paulo, e na Praça Dom Malan, a Trup Circus volta a apresentar o Sonho do Circo, às 16h. Quem também retorna à programação é o espetáculo Divinas, na Cohab VI, às 19h, onde o público confere depois, a banda Cabelo de Serpente apresentando o show A Dança dos Passarinhos. Uma proposta que une música e intervenções poéticas com influências que vão da origem cordelista até o hard core. E para completar a noite, a partir das 20h, bailarinos de Petrolina e Juazeiro apresentam solos e duos no Centro de Cultura João Gilberto com a Mostra Vale Dançar. Uma grande oportunidade para conferir processos criativos, coreografias e diálogos com o público.

 

 

Da Assessoria de Imprensa/Clas Comunicação & Marketing