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quinta-feira, 19 de julho de 2012

Aldeia do Velho Chico chega à oitava edição

O Festival acontece de 3 a 18 de agosto e contempla todas as linguagens artísticas/foto divulgação


Teatro, dança, cinema, fotografia, artes visuais, música, literatura, artesanato e culinária marcam presença na programação do VIII Festival de Artes do Vale do São Francisco – Aldeia do Velho Chico. Realizado pelo Sesc Petrolina, o Aldeia é um desdobramento do projeto nacional Palco Giratório, e promove o intercâmbio artístico, qualifica a produção local e fomenta o gosto pelas mais variadas linguagens da arte.

O Festival acontece de 3 a 18 de agosto em polos espalhados pela cidade, como o Sesc Petrolina, a Catedral, o Museu do Sertão, o Bambuzinho, a Praça Dom Malan, a Porta do Rio, a Orla e a Ilha do Massangano, além de dez bairros da cidade. Juazeiro (BA) recebe ainda parte da programação, no Centro Cultural João Gilberto. O Aldeia mobiliza, em média, 1.000 artistas por edição, promovendo mais de 100 atrações locais e nacionais e movimentando um público de 70 mil pessoas durante os 16 dias de programação.

Segundo o coordenador do Festival Aldeia do Velho Chico, Jailson Lima, as novidades desta edição são a ampliação da oferta de ações nas linguagens de artes visuais e literatura. “Este ano, estamos com uma programação mais forte de artes visuais e literatura, com exposições, mostras, performances, recitais, contação de histórias, lançamento de livros e conversas literárias”, diz Jailson. “Entre os convidados estão Elisa Lucinda, Marcelino Freire, Chico Pedrosa, Virgilio Siqueira, Claudete Galvão, Gil Vicente, Renato Valle e Manoel Veiga”, acrescenta.

“Pela primeira vez, estamos realizando a Mostra Itinerante de Artes por dez bairros do município que recebem oficinas artísticas nas escolas da rede municipal e estadual de ensino. O Festival também vai chegar a essas comunidades com apresentações artísticas, beneficiando os alunos e suas famílias”, conta Jailson Lima. As oficinas nas escolas antecipam o Aldeia, começando hoje (19.07) com a capacitação de professores e instrutores de arte. Na próxima quinta (26.07), será a vez dos alunos participarem de oficinas de Teatro de Rua, Cerâmica, Stencil, Dança Contemporânea, Dança Popular, Percussão, Teatro, Vídeo e Literatura de Cordel.

As artes visuais estarão presentes nas prévias e durante o Festival. Neste sábado, dia 21, estreia no Museu do Sertão, a exposiçãoMemória Instantâneo – Retrospectiva Fotográfica do Festival Aldeia do Velho Chico. Em agosto, no dia 02, a partir das 20h, a Galeria de Artes Ana das Carrancas recebe a exposição Figura, Paisagem e Natureza Morta, que traz pela primeira vez a Petrolina, os artistas plásticos de renome internacional, Gil Vicente, Renato Valle e Manoel Veiga.

No dia 3 de agosto, o Festival inicia com o Abre Alas Pro Velho Chico, um cortejo que sai do Sesc Petrolina às 16h, passa pelas ruas da cidade e segue em direção à Porta do Rio, com atrações nas mais variadas linguagens. Na Orla, acontecem as apresentações de Aurinha do Coco, Afoxé Filhos de Zaze, Baque Opará, Samba de Veio e Tio Zé Bá.

A programação conta ainda com espetáculos teatrais, como Nem Sempre Lila (PE), Classificados Poéticos (AL), Vila Tarsila (SP); espetáculos de dança, como Eu vim da Ilha (PE), O Sertão é Lindo (BA), In-organic (RJ); sessões de cinema e recitais literários. As ações formativas também estão presentes, com oficinas, debates e palestras, para alunos das escolas da rede pública de ensino e para a classe artística.

O Virarte encerra a oitava edição do Aldeia do Velho Chico com 12 horas de atividades ininterruptas nos diversos espaços do Sesc Petrolina, das 16h do dia 18 de agosto até as 4h do dia 19 de agosto. Na programação, estão espetáculos de teatro e dança, performances de artes visuais, cinema, e as apresentações musicais de Alessandra Leão e Grupo Samba Gafanhoto, além de um café da manhã musical, com Taline Clara.

Da Assessoria de Imprensa/Clas Comunicação

Grupo KarneKeijo investe R$ 250 mil na Super Mix 2012

Faturamento da distribuidora deve ser 20% superior ao da última participação na feira


O Grupo KarneKeijo vai investir mais de R$ 250 mil na Super Mix 2012, considerada hoje a maior feira do setor atacadista, de distribuidores e de supermercadistas no Nordeste. Para isso, a empresa montou um estande de 220 m² para receber clientes e apresentar seus produtos. A Super Mix 2012 acontece de 25 a 27 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Na área institucional, o Grupo KarneKeijo vai trabalhar as marcas KarneKeijo Varejo e KarneKeijo Food Service. Nesse estande haverá exposição de produtos de parceiros e fornecedores da empresa, além de duas salas de reunião e um espaço destinado às vendas. 

“Estamos esperando a visita de mais de quatro mil clientes, o que é uma boa oportunidade de integrá-los com fornecedores e de realizar negócios”, afirma o diretor superintendente do Grupo KarneKeijo, Inácio Miranda. De acordo com o executivo, o KarneKeijo vem investindo nas equipes de vendas como forma de aumentar o faturamento, e vai mostrar o resultado desse trabalho na Super Mix. “Estamos convidando os clientes a nos visitarem e esperamos um aumento de 20% nas vendas em relação às da ultima edição que participamos”,diz. 

Durante o evento, haverá, ainda, no estande da KarneKeijo vendas de produtos, com ofertas que serão divulgadas somente na Super Mix. Os clientes que realizarem compras participam da promoção Campanha KarneKeijo Supermix 1012, iniciada no início deste mês e que termina no último dia da Supe Mix (27/07). A cada R$ 500,00 em compras dos produtos das marcas participantes da promoção, o cliente ganha um cupom e concorre a um Celta zero Km. O sorteio vai acontecer no dia 27/07, às 21h, no estande da KarneKeijo.

KarneKeijo Fundada oficialmente em 1978, na cidade de Igarassu, Região Metropolitana do Recife, a distribuidora KarneKeijo é uma das que mais crescem no país. Conta com quatro unidades de negócios: KarneKeijo Varejo, KarneKeijo Food Service, TRU Logística, e os supermercados Deskontão. 


Da Assessoria de Imprensa/Executiva Press

"Workshop do National Mango Board divulga estudo inédito de uso e atitudes do consumidor americano"

Workshop/foto Carlos Laerte-divulgação

A sexta edição do Workshop do National Mango Board no Vale do São Francisco, realizada durante a manhã e tarde desta quinta-feira (19), em Juazeiro-BA, revelou em primeira mão para todo o Brasil, os resultados de um estudo de uso e atitudes do consumidor americano, que deixou os produtores e exportadores de manga da região bastante satisfeitos.

Segundo o estudo do NMB - organização de promoção e pesquisa da manga, supervisionada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, que visa aumentar o consumo de mangas frescas nos EUA, na primeira parte do levantamento, realizada em 2007, mais da metade dos consumidores americanos não sabiam sequer manusear, ou seja, escolher, cortar, degustar uma manga. A mesma pesquisa foi feita no ano passado, ouvindo aqueles que consumiram manga nos últimos seis meses, e o resultado agradou em cheio os especialistas do NMB: apenas 1/4 dos americanos ouvidos mantinham o desconhecimento para com o manuseio da fruta.

De acordo com a Diretora de Relações Setoriais do National Mango Board, Marilda Peele, os resultados deste estudo comprovam a importância da atuação da entidade nos Estados Unidos, bem como, nos principais países exportadores de manga para os EUA, a exemplo do México, Perú, Equador, Guatemala, Haiti e Brasil.

“Neste VI whorksop realizado no Vale do São Francisco, como nos demais eventos que promovidos nestes países, procuramos atualizar informações gerais sobre o mercado norte-americano, programas de marketing, pesquisas e boas práticas. O Brasil ocupa o quarto lugar em volume de exportações, tendo enviado aproximadamente 6 milhões de caixas de mangas para os Estados Unidos em 2011.

Deste montante, o Vale do São Francisco responde por 100%, o que nos impulsiona, em parceria com a Valexport, a voltar a cada ano com um evento mais consistente e de retorno para produtores, gerência de packing houses, terceirizados para colheita, profissionais de segurança alimentar, exportadores e representantes de toda a cadeia produtiva da manga”, concluiu Marilda Peele.

Durante o evento, que foi aberto pelo Coordenador dos Programas de Exportações da Valexport, Tássio Lustoza, foram discutidos ainda os temas, Manejo da Floração da Mangueira e Manejo da Poda, com o professor Thomas Davenport, da Universidade da Flórida; Boas Práticas Agrícolas, que foi apresentado pelo pesquisador da Embrapa Semiárido, Paulo Roberto Coelho Lopes e Boas Práticas de Fabricação, ministrado também pelo pesquisador da Embrapa Semiárido, Joston Simão de Assis. Encerrando o ciclo de palestras com o assunto, Benefícios da Manga para a Nutrição e Saúde, o diretor de pesquisas do NMB, Leonardo Ortega.

-Da Assessoria de Imprensa/Clas Comunicação